Aspectos introdutorios de ciencias contabeis metade

1. Conceito, objeto e objetivo da contabilidade 1. 1 Introdução Neste ponto abordaremos o Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Cujo conceito da contabilidade é o estudo do patrimônio. E já no objeto constatamos que é o patrimônio e o objetivo é para o processo decisório dos usuários. 1. 2 Conceito Para demonstrar o e vamos usar alguns ora autores com suas de da contabilidade. iência que estuda para FRANCO (199 l)ac de os fenômenos ocorri ntidades, mediante o registro, a classifica positiva, a análise ea interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e rientação — necessánas à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Para SA (1998:42) “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”. JACINTO (1990:26) conceitua a “Contabilidade como o estudo do patrimônio, suas variações, pelos efeitos das atividades desenvolvidas pela empresa”. Podemos então afirmar que a Contabilidade é uma iência que visa estudar, controlar e revelar o real estado do patrimônio. corre entre os estudiosos uma convergência de que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades conforme podemos verificar na visão de alguns autores citados a seguir: CARNEIRO (1960:21) “é o patrimônio, sobre o qual se exerce a administração econômica, no sentido da sua permanência e produtividade, cujo conjunto constitui a azienda”. CREPALDI (1995:) “é o patrimônio. Tendo como premissa básica o fato de o patrimônio empresarial não ser estático, alterando-se cada operação, e sabendo que o volume de transações requer um controle próprio”.

Na Resolução 774 de 16 de dezembro de 1994 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC 2000:30) estabelece que “na Contabllidade, o objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza, independentemente da sua finalidade, que pode, ou não, incluir lucro”.

Assim, podemos afirmar que o objeto da contabilidade é o estudo do patrimônio definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma ou mals pessoas, em seus aspectos estáticos e dinâmicos e nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. 1. 4 Objetivo Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Os objetivos da contabilidade d PAGFarl(F3 entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo ecisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. 2. Escrituração Contábil 2. 1 Introdução A escrituração contábil é o registro de fatos contábeis, em livros específicos da contabilidade em ordem cronológica. 2. 2 A escrituração contábil A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. A escrituração é realizada no Livro Diário e no Livro Razão.

Livro Diário: ?? Este livro é obrigatório, todas as empresas devem fazer os lançamentos, encadernar e registrar em órgãos competentes. O registro no livro é realizado em ordem cronológica. • Obs: Empresas tributadas pelo Lucro Real deverão apresentar o Livro Diário através do Sped Contábil. Livro Razão: • O registro no livro razão em contas individualizada; tem assim um controle por conta. • “Consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. ” • O Razonete é uma representação gráfica em forma de utilizado para fins didáticos. Gráfico, este é o Razonte. PAGF3ÜF3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *