Olimpismo

Nome OLIMPISMO São Paulo 2012 Faculdade Paulista Trabalho apresentado à discipl- es históricas da ora Educação Física do c to view nut*ge Educação Física/UNlP, sob orientação do professor Fulano. SUMÁRIO INTRODUÇÃO….. OLIMPISMO… SURGIMENTO DOS JOGOS JOGOS OLIMPICOS DA ERA O DIA OLIMPICO O SIMBOLO OLIMPICO…. CARTA CONCLUSÃO… REFERENCIAS… INTRODUÇAO O olimpismo é uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da pratica esportiva.

O objetivo do Olimpisimo é colocar o esporte a serviço do omem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço fisico e no respeito entre os cidadãos. Os ideais do Olimpismo são: a participação em massa, a educação por intermédio do esporte, a promoção do espírito coletivo, do intercambio cultural e da compreensão internacional e a busca pela excelência. SURGIMENTO DOS JOGOS OLIMPICOS Os primeiros registros oficiais da existência dos Jogos Olimpicos datam de 776 a. C. na Grécia.

Os gregos promoviam competições em Olímpia, em homenagem a Zeus, o rei dos Deuses. Os Jogos aconteciam a cada 4 anos e durante sua realização ra proclamada uma trégua sagrada. Essa trégua determinava o fim imediato de todas as guerras e de outros conflitos em território grego. Mensageiros viajavam por toda a região conclamando todos a baixar as armas e isso permitia que atletas e espectadores participassem da competição com segurança. Apenas homens e com cidadania grega podiam participar dos Jogos.

De acordo com os registros oficiais a celebração dos Jogos Olímpicos durou até o ano de 393 d. C. quando, por questões religiosas, por questões religiosas, foi banida pelo Imperador Romano Teodósio. Com a proibição das competições, a celebração dos Jogos Olímpicos ficou adormecida por 1. 500 anos. JOGOS OLÍMPICOS DA ERA MODERNA Seu renascimento, já na Era Moderna, aconteceu graças aos esforços do pedagogo e esportista francês Barão Pierre de Courbertin.

No dia 23 de junho de 1894 formou-se o Comitê Olímpico Internacional (COI) e ficou decidido que os Jogos Olímpicos da Era Moderna senam celebrados em Atenas 2 anos depols, em 1896. Em 1924, o COI criou os Jogos Olímpicos de Inverno, que eram realizados no mesmo ano em que aconteciam os Jogos Olímpicos e Verão. Em 1994, por causa do crescimento de ambos os jogos, foi criado um novo ciclo Olímpico para os Jogos de Inverno, que passaram a ser disputados de forma alternada com os Jogos de Verão, também em intervalos de 4 em 4 anos.

Hoje, os Jogos Olímpicos tem como base o esporte, a cultura e o meio ambiente. Os esportes Olímpicos que integraram o programa da última competição em Londres no ano de 2012 foram: atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, handebol, hipismo, lutas, maratona aquática, natação, emo, saltos ornamentais, tiro com arco, triatlo, vela, hóquei sobre grama, levantamento de peso, natação sincronizada, pentatlo moderno, pólo aquático, tênis, tênis de mesa, tiro, vôlei e vólei de praia.

O Dia Olímpico é comemorado em 23 de junho, em vários países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao COI, inclusive no Brasil. A data PAGF3ÜFd vários países cujos Comitês Olímpicos Nacionais são vinculados ao COI, inclusive no Brasil. A data marca o aniversário da fundação do COI, em 1894, e tem por objetivo c Olimpismo e o Movimento Olímpico em todo o mundo. O SIMBOLO OLÍMPICO Os aros: Nas cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, interligados sobre um fundo branco, os aros olímpicos foram idealizados em 1914, pelo garão Pierre de Courbetin.

Os aros representam a união dos 5 continentes e pelo menos uma de suas 5 cores, esta presente na bandeira de cada um dos Comitês Olímpicos Naclonals vinculados ao COI. A TOCHA Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, a Tocha Olímpica é transportada por atletas e cidadãos comuns até o local da cerimônia de abertura. A chama anuncia a próxima celebração os Jogos Olímpicos e carrega uma mensagem de paz e amizade.

CARTA OLIMPICA A Carta Olímpica resume os princípios fundamentais do Olimpismo e define a organização e funcionamento do Movimento Olímpico. o documento que contem as regras que governam as atividades do Comitê Olímpico Internacional e suas entidades afiliadas. O BRASIL NOS JOGOS OLIMPICOS O Brasil já participou de 20 edições dos Jogos Olímpicos de Verão. A exceção foi em 1 928, ano em que o pais não esteve representado Até hoje o Brasil já conquistou 91 medalhas, sendo 20 de ouro, 25 de prata e 46 de bronze.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *