Desenvolvimento da arte

• Pergunta 1 O em O pontos BRASIL MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdf/livr006 . pdf BRASIL. MEC. Refere ais – Introdução. Brasília, 1998. Dispon ariocovas. sp. gov. br/ PACE 1 ora pdf/pcns/educacao_l S”ipe to view next*ge MARTINS, Minam celeste Dias, PICOSQUE, Gisa e GUERRA, Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. Capítulos 6 e 7.

AULA EXPOSITIVA APOSTILA A prática da Educação Infantil no desenvolvimento das abilidades artísticas deve: Oferecer um trabalho com movimento, que contempla a Selecionada: d. l, II, III e v. Resposta Correta: d. Feedback da resposta: Incorreto: a educação e as artes visuais devem ser entendidas como simples passatempo em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados – ao contrário, isso é importante para o desenvolvimento da criança. ?? Pergunta 2 0 em O pontos A professora tinha como objetivos, na aula de Arte, levar os alunos a criar obras expressivas nas diversas linguagens da arte: rtes Vlsuais, dança, música e teatro. Ao mesmo tempo, ela mostrava aos alunos inúmeras reproduções de obras de arte e, em seguida, trabalhava, com eles, a história da arte e as diversas leituras que cada obra poderia proporcionar. Essa professora seguia os PCNs que recomendam a produção, fruição e a reflexão, que, na arte, são: l- O processo de criação artística.

Il- A criação individuo-sociedade. Ill- Seus três eixos norteadores. IV-As artes visuais. V- A arte musical. PAGFarl(F7 0 pontos Com relação ao desenho infantil, podemos afirmar que: . O ato de desenhar impulsiona outras manifestações que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo imaginário. As manifestações não se restringem somente ao uso do lápis e papel, mas também ocorrem através de sinals, como, por exemplo, um risco no muro. II.

Desenhar é uma atividade lúdica, reunindo, como em todo jogo, o aspecto operacional e o imaginário. Todo ato de brincar reúne esses dois aspectos que, sadiamente, se correspondem. III. Para definirmos o desenho, devemos perceber uma carga e significação mais ampla do que um simples manejo de lápis e papel. O desenho reclama sua autonomia e sua capacidade de abrangência como um meio de comunicação, expressão e conhecimento. As afirmações corretas são: Resposta Resposta Selecionada: c. l, II e III. Resposta Correta: c.

Feedback da resposta: Todas estão corretas. É fundamental para criança que ela tenha a atividade de “rabiscar” ou seja garatujar, pois através dessa expressão ela irá buscar o amadurecimento f[sico-motor-coenitivo, par ior etapa, que é a da pré- suas imagens internas abrem espaço para o imaginário. II. A imaginação criadora desvela-se quando a criança, em seu pensamento projetante, maneja a matéria: massinha, lápis e papel, tecidos, roupas, sons – uma imaginação que é capaz de antever e antecipar, pois faz hipóteses para a ação.

III. Se arte é a experiência sensível que se reflete em nosso corpo, propor situações de aprendizagem em arte significa vibrar nesse corpo o assombro pelo mundo. IV. A imaginação não é um modo de conhecer. Resposta Selecionada: a. As alternativas I, II e III estão corretas. Resposta Correta: a. As alternatlvas l, II e III estão corretas. Feedback da resposta: A imaginação não é um modo de conhecer. É a criação, a livre expressão, a forma como a criança está descobrindo o mundo. ? através da imaginação que ela irá descobrir formas de conhecer irá fazer associações e através dessas novas formas de p ações para gerar novos traços são mais fortes. Feedback da resposta: a) Correta. b) Não há preocupação com a linha de base. Nesta fase, a criança não se preocupa com o espaço em si. c) Delimitação do desenho — começa pelo céu e depois faz o chão: ainda não há essa maturidade. ) A forma e o fundo são conquistados, havendo apuramento da decoração e riqueza de detalhes: ainda não há essa característica. ) Permanecem a transparência e o raio X: somente na fase posterior. • Pergunta 6 O professor de Arte, ao trabalhar com crianças que estejam no segundo movimento, deve se preocupar em: l- Valorizar apenas o sistema de linguagem oral ou escrita. Il- Dar à criança oportunidade para a realização de experiências que podem ampliar a competência simbólica. III- Valorizar os mais diversos sistemas simbólicos, como o esenho, a pintura e o faz de conta. São corretas as afirmativas: II, III, IV, V. Resposta Correta: e.

Feedback da resposta: Os itens e VI estão incorretos, pois são incluídos nas artes visuais. • Pergunta 8 Uma criança pequena utiliza todo o seu corpo para se expressar. O corpo é ação/pensamento. A respeito do primeiro movimento expressivo da criança, podemos afirmar que: l- Nele, a criança é capaz de reconhecer os símbolos ao seu redor, mas ainda não pode criar seus próprios símbolos. Il- Nele, a criança cria seus símbolos corretamente, sendo capaz e se comunicar corretamente com o mundo ao seu redor.

III- Sua criação restringe-se à repetição. IV- Nesse momento, a criança não tem medo de se arriscar. Resposta Selecionada: b. II, III e IV. • pergunta g 0 em 0 pontos O segundo movimento expressivo da criança é denominado ” simbólico” (garatuja contro partir desse momento, a PAGF5ÜF7 comunicativa. IV- A criança faz suas representações somente por meio de garatujas. Feedback da resposta: A criança faz suas representações somente por meio de garatujas. Não somente, mas também. • Pergunta 1 0

C] O professor de Arte, ao trabalhar com crianças que estejam no prmeiro movmento (garatujas desordenadas), deve: l- Sempre questionar a criança, levando-a a deixar as garatujas e passar aos desenhos reconhecíveis. Il- Ampliar as possibilidades de pesquisa, valorizando a exploração gráfica, plástica, tátil, sensorial, sonora e corporal. Ill- Desafiar a criança com projetos propostos a partlr da observação atenta e sensível de sua própria ação. IV- Oferecer desenhos mimeografados e exercícios semiprontos que facilitarão o trabalho do professor e o da criança.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *