Aprendendo com as fábulas

APRENDENDO COM AS FÁBULAS. l. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO. 1. 1 Título do projeto: Aprendendo com as Fábulas. 1. 2 Autora: Prof. a Valéria Miron Scalabnn 2 JUSTIFICATIVA A fábula é uma narrativa curta em prosa ou verso, que apresenta uma moralidade ao final. De modo geral, os personagens são animais que pensam, sentem, agem e falam como se fossem pessoas, assumem comportamento humano, revelando questões relacionadas às relações éticas ou questões de comportamento.

A fábula é um gênero literário muito antigo que se encontra em praticamente todas as culturas humanas e m todos os periodo universal da fábula se deve, sem duvida, a com a sabedoria ora popular. O uso de Fé las tico no processo de to view ensino e aprendizage se da necessidade de o professor conhe neira eficiente em sua em prática docente. Despertando o imaginário e o gosto pela leitura em seus anos iniciais de aprendizado. A leitura é um processo muito amplo, pois qualquer atividade do dia-a-dia requer o ato de ler, seja nas escolas, no trabalho como em todo lugar.

E quando um aluno das series iniciais, não tem interesse pela leitura considera-se um problema muito grave, pois essa alta de interesse leva à apatia mental prejudlcando tanto o lado cultural quanto o social. Portanto, a nossa missão como educadores, é possibilitar que os alunos interajam com várias fábulas, aprendendo a distingui-las dos demais gê Swipe to vlew next page gêneros textuais, que façam análise das moralidades, reflexões sobre a mesma e acima de tudo que haja mudança de comportamento, através dos exemplos apresentados pelas fábulas. PÚBLICO ALVO Alunos de 40 ano da E. E. E. F . Carlos Noetzold da localidade de Farinhas, município de Alpestre Rio Grande do sul. OBJETIVO GERAL – Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a vida em sociedade, valores éticos e morais necessários para a formação da cidadania individual, respeitando a diversidade cultural existente em nosso meio, além de contribuir para a compreensão do gênero Fábula. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Refletir sobre a importância dos valores éticos e morais para uma sociedade mais justa; – Contribuir para a formação de leitores ativos; -Identificar a estrutura da fábula e reconhecer as características deste gênero; – Produzir textos coerentes, coesos e dequados ao gênero fábula; – Desenvolver habilidades artísticas através de desenho, pintura, teatro de fantoches, etc. PLANO DE AÇÃO Para garantir que os objetivos, geral e específicos, sejam alcançados, o tema será introduzido através de descrição teórica e em seguida a apresentação dos textos como “O rato da cidade e o rato do campo”, “A pomba e a formiga” e atividades de interpretação, reflexão e aprofundamento de cada tema ou moral apresentado em cada uma das fábulas (conforme anexo l).

Lembrando que, ao apresentar aos alunos cada uma das fábulas, oferece-se aos mesmos inúmeras possibilidades de aprender, eja ela através da reflexão da moral da história, da interpretação do texto, identificação aprender, seja ela através da reflexão da moral da história, da interpretação do texto, identificação dos personagens, reconhecimento das características da fábula, produção textual, criatividade ao produzlr um texto que apresente problemas atuais e mesmo locais com exemplos de moralidade e busca de soluções para estes problemas, etc.

Depois de produzir os textos com as características da fábula, propõem-se que os alunos digitem o diálogo entre os personagens de sua história, a fim de esenvolver habilidades com o microcomputador como digitação e formatação de texto além da pontuação, alinhamento, impressão e demais recursos disponlVeis no laboratório de informática (anexo II).

A finalização das atividades se dá através do uso de recursos pré-existes na escola como os fantoches, painel e biblioteca onde os alunos encenarão para a comunidade escolar, os textos que produziram e digitaram (anexo III). o maior resultado de seu trabalho: “O LIVRO DAS FÁBULAS FABULOSAS” (anexoIV), coletânea de fábulas produzidas pela turma, que ficará na Biblioteca da escola para ue todos os alunos, atuais e futuros, tenham acesso às suas melhores obras. AVALIAÇÃO DO PROJETO Será realizada de forma processual, diagnóstica e contínua, uma análise do nivel de conhecimento dos alunos referente ao gênero textual fábula através dos critérios de participação, confecção, produção, dramatização e demais atividades sugeridas, além de avaliar o comportamento e a participação dos alunos no decorrer das aulas e nas relações de respeito com os colegas e professores. No intuito de garantir um bo PAGF3ÜFd aulas e nas relações de respeito com os colegas e professores.

No intuito de garantir um bom acompanhamento no processo ensino aprendizagem, haverá registro das atividades desenvolvidas, respeitando o conteúdo programático do 4a ano do Ensino Fundamental. 8 CONCLUSAO/ RESULTADOS ESPERADOS Ao final do projeto, espera-se que os alunos tenham interagido com várias fábulas sabendo destinguí-las dos demais gêneros textuais, que tomem gosto pela leitura e produção textual, que façam análises das moralidades e reflitam sobre os mais variados temas e problemas de nossa existência e acma de tudo, que haja mudança de comportamento, resgate de valores e mais respeito ?s diferenças. BIBLIOGRAFIA HTTP: // WWW. Contandohistoria. com/fabulas. htm. HTTP://portal . mec. gov. br/seld/arquivos/pdf/tvescola/rades/salto_ple. pdf. IA FONTAINE. Fábulas de La Fontaine. Editora Martin Claret, São Paulo: sp, 2005. NO MUNDO DAS FÁBULAS. Disponível em: http://nonio. eses. pt/fabulas/. Acessado em: 14 novembrov 2011. ANEXO Fábulas e atividades relacionadas. ANEXO II TEXTOS PRODUZIDOS E DIGITALIZADOS PELOS ALUNOS ANEXO III Fotos das apresentações com fantoches. O CORVO EO SAPO. AUTORES: RAFAEL E DANIEL O CORVO EO COELHO. AIJ CEZAR E GABRIEL PAGF¿rxFd

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *