Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais?

E. E. E. F. M “Zacheu Moreira da Fraga” Trabalho De Informática Nome: Ronielison Ferreira Turma: RH. MOd. 1 História e Evolução d ors A história dos compu Oiu•. , mento em que o k’i0 homem sentiu a nec los complexos de maneira automática. Até o século XIX, a palavra computador era utilizada para designar a pessoa que tinha a função de fazer contas e fazer problemas que envolvessem números. A aplicação do termo ao moderno computador só apareceu em 1944, quando o jornal inglês London Times fez uma matéria sobre os equipamentos que no futuro poderiam substituir o esforço humano.

Não houve um inventor o computador, mas o aperfeiçoamento de várias engenhocas que deram origem ao que hoje conhecemos por computador. Em 1642, o físico, matemático e filósofo francês Blaise Pascal criou uma máquina com seis rodas dentadas, cada uma contendo algarismos de O a g que permitia somar até três parcelas de cada vez, desde que o total não ultrapassasse 999. 999, que funcionou por 200 anos. O alemão Gottfried Leibniz criou a primeira calculadora que, além de somar, também subtraia, multiplicava, dividia e encontrava até a raiz quadrada.

Joseph- perfurados, o inglês Charles gabbage, em 1834 criou o aparelho nalítico, que é a base de funcionamento do computador, ou seja, entrada, processamento e saída. Funcionava da seguinte maneira: Alimentação de dados por cartões perfurados Uma unidade de memória, armazenamento e reutilização; Seqüência de operações (sistema operacional). Na sequência de aperfeiçoamentos e adaptações, Herman Hollerith adaptou os cartões perfurados e os impulsos elétricos para transmissão de dados (baseados no princ[pio descoberto por Samuel Morse, que inventou o telégrafo em 1 844)e transformou letras e números em sinais eletricos.

Em 887, a invenção de Hollerith facilitou trabalhos estatísticos sobre mortalidade, facilitando a tabulação das informações obtidas no recenceamento nos Estados Unidos. Apesar das grandes descobertas feitas até o início do século XX, ainda não havia o que poderíamos chamar de computador. Foi durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) que a evolução tecnológica foi determinante. Durante a Segunda Guerra, a espionagem alemã usava uma máquina chamada de Enigma, que emitia códigos que mudavam constantemente a cada mensagem enviada, dificultando que fossem decifradas pelos países inimigos.

Um ientista chamado Alan Turing, que havia feito estudos na área de computação de dados, foi chamado para resolver os enigmas da tecnologia da guerra. A máquina criada por Turing funcionava como um cérebro humano, decifrando os códigos e tornando possível a intervenção militar. Em 1942 Thomas Flowers, utilizando-se dos mesmos princip tornando possível a intervenção militar. Em 1942 Thomas Flowers, utilizando-se dos mesmos princípios de Turing, criou a Colossus, máquina capaz de decifrar qualquer questão de criptografia.

Como essas máquinas eram utilizadas para fins militares, as dez máquinas que haviam sido construídas foram esmontadas no final de 1946, pois poderiam cair em mãos inimigas. Ainda durante a Segunda Guerra Mundial (1941), Konrad Zuse, um alemão, construiu um computador eletromecânico chamado Zl, utilizava o programa binário 1944,a máquina foi destruída no bombardeio feito a Berlim, restando apenas anotações. O cientista John Atasanoff e seu assistente Clifford Berry criaram em 1939 um aparelho chamado ABC (Atasanoff Berry Computer).

Orgulhosos do feito fizeram uma demonstração do aparelho para outros cientistas, que acabaram reutilizando estes conceitos e os reaplicando (ou copiando) num novo projeto o ENIAC. John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr. , junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eletron ic Numerical Integrator and Calculator).

As ideias de Von Neumann – que são utilizadas até hoje – fizeram com que os computadores pudessem ser programados através de programas, rotinas de manipulação de dados que se utilizam de instruções próprias do computador. O ENIAC tinha as seguintes características: – totalmente eletrônico – 17. 468 válvulas 500. 000 conexões de solda 30 toneladas d PAGF3rl(FS totalmente eletrônico – 500. 000 conexões de solda – 30 toneladas de peso – 1 80 ml de área construída 5,5 m de altura – 25 m de comprimento – 2 vezes maior que MARK I Há apenas 16 anos, uma revolução tecnológica mudou radicalmente o conceito de informática.

Com o lançamento do Personal Computer (PC), o computador pessoal da IBM, o poder de processar informações eletronicamente deixou de ser restrito aos Centros de processamento de Dados (CPDs) das empresas, ficando ao alcance do usuário doméstico. Equipamento PC da IBM, que se tornou em poucos anos padrão undial em computadores pessoais Fato curioso, a tecnologia dos microcomputadores se desenvolveu mais a partir das calculadoras programáveis (como as HPs e Texas) que da geração anterior de minicomputadores.

Várias tecnologias convergiram para que o primeiro PC pudesse ser lançado no início da década passada: o microprocessador da Intel, os sistemas operacionais da Microsoft e da Digital Research (respectivamente o MS-DOS e DR-DOS, sendo DOS a sigla inglesa de Sistema Operacional de Disco), e o surgimento dos primeiros pacotes de software, como a planilha eletrônica VisiCalc e o editor e textos WordStar. O mercado se polarizou entre IBM e Apple.

Mesmo que seus fãs digam que o Apple e seu sucessor Macintosh (detalhe: apple slgniflca maçã, e Macintosh é uma variedade nobre de maçãs produzidas nos Estados Unidos) têm uma arquitetura melhor, a IBM tem maior poder de mercado: em 1981, eram mais de oitenta anos de atividades da IBM, contra PAGF melhor, a IBM tem maior poder de mercado: em 1981, eram mais de oitenta anos de atividades da IBM, contra apenas quatro da Apple.

Na verdade, entretanto, c que definiu a guerra a favor do PC foi que inúmeras empresas começaram a fazer cópias do PC m todo o mundo, enquanto a Apple controlava mais rigidamente a produção de seus computadores. Com os PCs, tornou-se mais fácil o acesso à computação: mesmo pequenas empresas – as primeiras usuárias do equipamento – puderam se informatizar, sem vultosos investimentos em salas especiais para CPD e toda a infraestrutura necessária, para não falar no próprio custo dos computadores centrais.

Adam Osborne lançou em 1982 0 primeiro computador portátil I A história se acelerou, até chegar aos dias atuais: em 1982, o jornalista especializado em microcomputadores Adam Osborne fundou sua empresa e lançou o Osborne 1, o primeiro omputador portátil do mundo. 1982 foi também o ano do surgimento das empresas Compaq e Sun, e a revista norte- americana Time teve a ousadia de escolher o computador como “Homem do Ano”.

Evolução do Computador Bibliografia Fontes: http://cadinformatica. br. tripod. com/ http://pt. shvoong. com/books/1412810-hist%C3%B3ria -computador-apostilado/ http://v,mw. novomilenio. inf. br/an097/97hist04. htm http://usuarios. uninet. com. br/—walterd/base%20conhecimento ‘historico%20computador. html http://informaticaeducativaunidade. webnode. com. br/a-historia -do-computador/

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *