Tabalho adm.

Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do planejamento. R: Estratégia como um processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico e desdobrado em planos táticos e cada qual destes é desdobrado em planos operacionais. 1- Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do designer. R: Estratégia como um processo de concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica para tentar a compatibili oportunidades ambientais (diagnosti e as forças e ar 6 fragilidades organiza tégico interno). o view 3- Defina estratégia om a escola do posicionamento. R: Estratégia com um processo analítico em que o estrategista analisa a situação do ambiente externo para tomar dois tipos de decisão estratégica: a decisão de portifólio de produtos/ serviços e a decisão de posicionamento. 4: Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do empreendedorismo. R: Estratégia como um processo visionário. O executivo principal define uma visão de futuro que funciona como inspiração do processo e age como o líder estratégico para lograr seu alcance.

Missão e visão são dois conceitos básicos desta abordagem. tomam decisões estratégicas a respeito delas. : Defina estratégia empresarial de acordo com a escola do aprendizado. R: Estratégia como emergente de aprendizagem e de gradativa construção incremental. A empresa aprende coletivamente com o tempo e passa a implementar mudanças que a tornam cada vez mais competitiva com o aumento das competências essenciais. 7- Defina estratégia empresarial de acordo com a escola da configuração.

R: Estratégia como um processo de transformação, seguida de um período de configuração até que uma nova seja implementada. Portanto, toda empresa passa por estados sucessivos de estabilidade, seguidos por outros de crise e ransformação para retornar à estabilidade e assim por diante. Estabilidade e crise, revolução, renovação e estabilidade formam esse ciclo vital das empresas. 8- Defina estratégia empresarial de acorda com a escola ambiental.

R: Estratégia como processo reativo e contingente em função das demandas ambientais. A estratégia representa uma gradativa adequação aos eventos ambientais. g- Defina os três componentes da estratégia empresarial: ambiente de tarefa, empresa e adequação entre ambos. R: Ambiente de tarefa: são as oportunidades visualizadas no ambiente de tarefa, a mais especificamente no mercado, bem omo as restrições, limitações, contingências, coações e ameaças nele existente.

Empresa: a organização, sua missão e visão do futuro, os recursos de que ela dispõe izar com vantagem, suas ser utilizados)e fracos (que devem ser corrigidos ou melhorados), compromissos e objetivos. Adequação de ambos: Isto é que postura a empresa devera adotar para compatibilizar seus recursos, competências, potencialidade e limitações com as condições ambientais no sentido de extrair o maximo das oportunidades externas e expor- se o mínimo às ameaças coações e contingências ambientais. – Relacione estratégia e domínio. R: Domínio: significa saber a área de poder e de dependência de uma empresa em relação ao seu ambiente de tarefa, o domínio de uma empresa identifica os pontos de em que ela depende de pontos de entradas do ambiente e os pontos de saída para o ambiente em geral uma empresa escolhe seu domínio para exercer certo tipo de atividade a que ela se sente apta.

Estratégia: Codi define estratégia como a “mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global”, visando atingir os objetivos a longo prazo, a tática é um esquema especifico de lguns recursos a partir de uma estratégia geral, o orçamento anual ou o plano de investimento é um plano tático dentro de uma estratégia global a longo prazo, assim a estratégia é um conjunto de objetivos e de políticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento da empresa a longo prazo. 1- Cite alguns exemplos de estratégia defensiva, ofensiva, analítica e reativa. R: Defensiva; A empresa Body Shop criada por Anita Riddick identificou um nicho para produtos de beleza e higiene pessoal de base natural, em pouco mais de 20 anos atravéz do sistema franchising a empresa passou de uma pequena loja que omercializava 25 produtos, para uma cadeia que conta atual PAGF3rl(F6 empresa passou de uma pequena loja que comercializava 25 produtos, para uma cadeia que conta atualmente com mais de 400 produtos.

O Café Pacaembu utiliza claramente uma estratégia defensiva, uma vez que procura locallzar e manter de produtos relativamente estáveis. Ofensiva; A Antártica mostrando sua plantação de guaraná e solicitando que a Coca-cola para fazer o mesmo com sua plantação de coca. Analítica; O Grupo Santa Cruz utiliza uma estratégia analítica, por uma procura manter o transporte de passageiros rodoviários omo uma linha limitada de serviços, relativamente estável, ao mesmo tempo vislumbra as mudanças no setor de transporte de passageiros.

Reativa; A Canon, empresa fundada com o intuito de produzir uma máquina fotográfica de 35 mm para rivalizar com a empresa alemã Leica, havia iniciado o desenvolvimento de uma tecnologia PPC que não violasse as patentes do xérox. Entretanto, a Canon adquiriu uma tecnologia PPC à RCA e licenciou uma tecnologia de origem australiana. A investigação conduziu ao desenvolvimento de uma nova tecnologia, New Process (NP), a qual deu origem à primeira fotocopiadora comercializada com a marca Canon: NPI 100, a linha NP foi alargada e a Canon licenciou a sua tecnologia a outras empresas. 2- Elabore uma lista de critérios para avaliar a estratégia empresarial e justifique-os. R: Consistência interna; significa o que a empresa pretende fazer, a estratégia deve conter padrões internos da empresa, revelados por meio de política e diretrizes, pela cultura organizacional e pelos objetivos empresanas. Consistência com o ambiente; a estratégia empresarial deve ser consistente com as PAGF empresarias.

Consistência com o ambiente; a estratégia empresarial deve ser consistente com as condições ambientais existentes, sejam tuais ou potencias a inadequação da estratégla com o ambiente externo pode custar caro à empresa ou conduzi-la ao fracasso em suas operaçoes. Adequação aos recursos e competências disponíveis; a estratégia deve ser consistente com os recursos e competências que se dispõe ou pode obter.

Os recursos são os meios de uma empresa produzir, como, captal, equipamentos, instalações, pessoal, tecnologia disponível, já as competências são a dinâmica que os impulsiona e que a ajuda a alcançar seus objetivos pretendidos. 13- Demonstre eficiência e eficácia (altas e baixas) do ponto de ista interno e externo. R: Eficiência, (Otimização na utilização dos recursos disponíveis); Alta, a atividade e bem executada e o desempenho individual e departamental e bom, pois os métodos e procedimentos são racionais.

Baixa, atividade operacional e deficiente e os recursos são precanamente utilizados, os métodos e procedimentos conduzem a um desempenho inadequado e insatisfatório. Eficácia, (Alcance dos objetivos organizacionais); Alta, elevado retorno do investimento, pois os recursos são utilizados intensiva e racionalmente, sem o menor desperdício, graças a métodos e procedimentos bem planejados. Baixas, baixo retorno do investimento, pois os recursos são precariamente utilizados (desperdício de matérias, equipamentos, mão-de-obra e tempo elevado, com elevados custos operacionais). 4- Compare o processo administrativo em cada um dos 3 nlVeis da empresa: institucional, intermediário e operacional. administrativo em cada um dos 3 níveis da empresa: institucional, intermediário e operacional. Níveis de atuação I Planejamento Organização Direção I Controle I Institucional Determinação de objetivos Desenho da Politicas e diretrizes de Controles globais e estrutura planejamento organizacional direção e condução do I avaliação do desempenho estratégico.

I pessoal I empresarial. Intermediário planejamento tático e I Estrutura dos órgãos e I Gerencia e aplicação de Controles departamentais I colocação de recursos. cargos rotinas e e avaliação do desempenho recursos com vistas a I procedimentos ação empresarial e departamental. liderança. I Planos operacionais Métodos e Operacional processos de Chefia supervisão e Controles Indivlduals e I trabalho e de operação I motivação do pessoal. avaliação do desempenho I individual

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *