Curso de redes – camadas modelo osi

Camadas Modelo ISO No modelo OSI os aspectos gerais da rede estão divididos em 7 camadas funcionais. 1 – A Camada Fisica: Esta camada é responsável com a transmissão simples de bits sobre um canal de comunicação. Deve garantir que, quando um lado transmite um bit 1, este seja recebido como um bit 1 do outro lado, e não como um bit 0. Portanto, o protocolo da camada fisica deve considerar questóes como: – A Voltagem para b- – O Tempo de duraç ors – O modo de transmi x, full-duplex); – Como a conexão é A Pinagem dos con 2- A Camada de Enlace:

Esta camada é responsável por detectar e, opcionalmente, corrige possíveis erros que possam acontecer durante a transmissão no nível físico. Nesta camada os dados recebidos da camada de rede são particionados em quadros (frames), adiciona seus headers para o controle de erro nos dados enviados. Cuida também da retransmissão de (quadros) frames danificados ou perdidos. Estabelece também um protocolo um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. Swlpe to vlew next page Camada de Rede: Esta camada é responsável por controlar a operação da subnet e comunicação.

Nesta camada é feito o endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagrama, associando endereços lógicos (IP) em endereços físicos (MAC), de forma que os pacotes de rede consigam chegar corretamente ao destino. Os pacotes são roteados da maquina de origem ate a maquina de destino. As rotas podem ser definidas em: Tabelas Estáticas – São definidas por hardwares e dificilmente são alteradas; – No inicio de uma sessão; – Altamente dinâmica – Modificando-se a cada transmissão.

Nesta camada é feito também o controle de congestionamento e rafego, e deve resolver problemas de incompatibilidade de uma rede para outra. 4 – A Camada de Transporte: Esta camada é responsável por aceitar os dados da camada de sessão, quebrá-los em parte menores se necessário, passa- los para camada de rede e garantir que as partes cheguem em ordem no destino. Está camada isola as camadas superiores das mudanças inevitáveis no hardware.

Onde para cada requisição de conexão vinda da camada de sessão, a camada de transporte cria uma conexão de rede distinta. 5 – A Camada de Sessão: Esta camada é responsável por permitir que usuários em ma PAGFarl(F3 distinta. Esta camada é responsável por permitir que usuános em maquinas diferentes estabeleçam sessões e realizem login, transferência de arquivos. Ela também é responsável por resolver os problemas que possam ocorrer durante uma sessão, usando o controle de dialogo e a sincronização da comunicação. – A camada de Apresentação: Esta camada é responsável por tratar da semântica e sintaxe da informação transferida. Ela permite que dados representando uma cadeia de caracteres, números reais ou inteiros, ou estrutura de dados, cheguem à máquina destino com o mesmo ignificado semântico e sintático com que foram transmitidos, independentemente dos diferentes padrões de codificação utilizados pelas máquinas envolvidas na comunicação. – A camada de Aplicação: Esta camada é responsável por oferecer o suporte necessário para interação (comunicação) entre aplicações distribuídas, formando a interface entre um processo de usuário e os protocolos de comunicação. Nela estão serviços que são comumente necessários, tais como correio eletrônico, transferência e acesso a arquivos remotos, login remoto, etc. PAGF3ÜF3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *