Saude ambiental

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual IAtividade de Avaliação a Distância [pic] Disciplina: Saúde Ambiental Curso: Gestão Ambiental Professor: Simone Perroni da Silva Zigunovas Nome do aluno: Lats Cardoso Vieira Data: 24/03 ora Orientações: to view nut*ge • Procure o profe vidas. • Entregue a ativi • Esta atividade é obrigat ria e tar parte da sua média final. • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 1) Você estudou que a Epidemiologia se ocupa com os processos e ocorrência de doenças, mortes, quaisquer outros agravos ou situações de riscos à saúde na comunidade, ou em grupos desta comunidade com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõe esta comunidade (SOARES; ANDRADE; CAMPOS, 2001 84). Vimos também que a Epidemiologia Ambiental estuda os fatores ambientais que relacionam com os aspectos de saúde e doença. (4,0 pontos) O documentário “Ilha das Flores” que foi lançado em 1989, ainda se encaixa perfeitamente na realidade em que vivemos hoje. ?? claro, que sabemos que existe desigualdade social, porém o vídeo mostra imagens que surpreendem e impressionam muito, é algo impactante. Está direcionado basicamente para a pobreza e as condições precárias que ali existem. Epidemiologia Ambiental esta relacionada com as caracter[sticas especiais do ambiente que interferem no padrão de saúde da população; as pessoas expostas; e os efeitos adversos à saúde. Na “Ilha das Flores”, depara-se com péssimas condições, que irão influenciar diretamente na saúde das pessoas que ali vivem, principalmente daquelas que se alimentam dos produtos provenientes do “lixo”.

A exposição e a contaminação irão trazer para aquele grupo de pessoas, muitas doenças, podendo causar facilmente a morte. Questão 2 A aplicação da epidemiologia ao contexto ambiental lhe impõe características especiais. Tais características são dlscutidas no ensaio “Considerações sobre a epidemiologia no campo de práticas de saúde ambiental”, disponível no portal do Ministério da Saúde, no endereço: http://portal. saude. gov. br/portal/arquivos/pdf/3artigo epidemiologia_campo. df Leia atentamente o referido texto e responda as seguintes questões: a) Os autores colocam que, na busca da sustentabilidade, é possível reunir grupos sociais, que, mesmo tendo interesses contraditórios, possuem um objetivo principal em comum: a saúde da humanidade. Contudo ara tanto, e necess um objetivo principal em comum: a saúde da humanidade. Contudo, para tanto, é necessário garantir a inclusão de todos os setores sociais interessados e áreas envolvidas. Segundo o texto, o que é necessário para garantir essa inclusão? Indique qual iência fornece o que é necessário. 2,0 pontos) Para que possa haver inclusão de todos os setores sociais interessados e áreas envolvidas, é necessário que haja informação disponível para todos. “Não se pode falar em integração de setores”… sem a sua matéria-prima: a informação de saúde. A EPIDEMIOLOGIA é a ciêncla que mais nos oferece dados à produção de informações acerca da saúde da população, fornecendo assim o que é necessário. b) De acordo com os autores, o que é possível demonstrar com a aplicação do método epidemiológico na saúde ambiental? ,0 pontos) A epidemiologia tem um papel importante, em tornar evidente a relação entre ambiente e agravos à saúde. Com essa aplicação, “é possível não apenas demonstrar a associação causal entre poluição ambiental e danos à saúde humana, mas também contribuir, junto com os estudos experimentais toxicológicos, para o estabelecimento de normas de qualidade e referência dos fatores ambientais e limites de exposição. ” Além disso, a epidemiologia também gera a possibilidade de implantar programas de intervenção e redução de nscos. Liste e explique, com as suas palavras, quais são os desafios da aplicação dos conceitos e teorias da epidemiologia na saúde ambiental, conforme relatados elos autores. (2,0 pontos) PAGF3ÜFd conforme relatados pelos autores. (2,0 pontos) Especificidade do objeto: O progresso tecnológico trouxe muitas inovações para a sociedade, e com esse progresso veio a criação de novas formulações e novas substâncias, que são lançadas no mercado. O problema é que nem sempre essas substâncias são devidamente estudadas antes de serem comercializadas os níveis de toxidade, como por exemplo, podem ser mais prejudiciais do que o esperado.

Complexidade das situações de risco: Situações de risco, não são desconsideráveis. Elas estão relacionadas diretamente com poluente, o ambiente, a população exposta e a infraestrutura dos setores da Saúde e do Meio Ambiente. Poluente: deve-se considerar a fonte; concentração; poder de volatilização; odor; local; etc. Ambiente: devem-se considerar as condições hidrográficas, geológicas, topográficas e meteorológicas: temperatura, ventos, umidade do ar, etc.

População exposta: deve-se considerar sexo, idade, estado nutricional, raça, escolaridade, características socioeconômicas, padrões de consumo, etc. Infraestrutura: é necessário os recursos humanos, equipamentos, apoio laboratorial, programas de prevenção e controle, programas de reabilitação, etc. Interdisciplinaridade: O conhecimento gerado nas mais diversas áreas é indispensável, os trabalhos e estudos devem ser conduzidos por equipes multiprofissionais, com conhecimentos abrangentes. Isso tudo, pelo fato da complexidade de problemas de saúde relacionados ao meio ambiente.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *