Direitos humanos e cidadania

DIREITOS HUMANOS CIDADANIA A cidadania esta diretamente vinculada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade que teve seu reconhecimento formal com a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, aprovada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta época foi marcada pela vitória das nações democráticas contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e abria a perspectiva de um novo mundo em que haveria paz, liberdade e prosperidade.

Embora a cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua ssência é única: SIGNIFICA O DIREITO PACE 1 ora LIBERDADE. to view nut*ge DIREITOS DE CIDADA Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, direitos politico e direitos sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuissem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. José Murillo de Carvalho, historiador brasileiro, esclarece os conceitos: 1.

DIREITOS aus: São os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolação do lar e da autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São os direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos. 2.

DIREITOS POLÍTICOS: Estes se referem à participação do cidadão e da cidadã no overno da sociedade. Consisti na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. 3. DIREITOS SOCIAIS: Garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, ? saúde, à aposentadoria, à moradia, etc. CIDADANIA NO BRASIL No Brasil, as mudanças na economia e na sociedade têm beneficiado mais os grupos sociais que já eram privilegiados em detrimento das camadas mais pobres da população.

Na prática, ó determinadas parcelas da sociedade brasileira alcançaram os direitos de cidadania em sua plenitude, com o de receber os serviços públicos de égua encanada e tratada, rede de esgoto, luz elétrica, boa educação, bom salários, assistência médica, emprego,etc. É POSSÍVEL REVERTER ESTE QUADRO? SIM! Uma forma de reverter essa realidade e garantir a cidadania à todos os cidadãos e ampliar a área de participação politica, estendendo-a a setores cada vez mais amplos da população. Dito de outra maneira: consiste em fortalecer a sociedade civil.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *