Business inteligence

Foi feita uma pesquisa sobre Bl com usuários de diferentes áreas corporativas, tais como: Analista de Seguros, Analista de Materiais, Gerente de Projetos, Data Analyst, Especialista em TI, Analistas de Bl e de Sistemas. Todas as empresas possuem um ponto em comum: a participação apenas de executivos e usuários-chave como utilizadores da ferramenta.

Os resultados registraram que 85,7% das empresas tiveram custos adicionais para adaptação do ambiente para a instalação do Bl; este ponto aumenta os custos do projeto e presume-se ue para pequenas e médias empresas é uma desvantagem. DESVANTAGENS Referente às desvant custo (85. 7%) é um fator d ar 2 • d l, verificamos que o o desvantagem as empresas tiveram custos adicionais para adaptação do ambiente para a instalação do Bl; este ponto aumenta os custos do projeto e presume-se que para pequenas e médias empresas é uma desvantagem.

ROI é a sigla para Return on Investment, e em português significa Retorno sobre Investimento O ROI também é fator expressivo, pois a pequena e média empresa Swipe to víew next page ende a evitar um payback longo, e como o mercado atual brasileiro encontra-se em fase de estabilização, poucas empresas querem correr o risco de adotar um projeto longo e caro, pois qualquer variação no mercado pode levar pequenas e médias empresas enfrentarem dificuldades significativas caso não estejam preparadas para a crise.

VANTAGENS A questão sobre as principais vantagens geradas pelo Bl,indica que a tomada de decisão mais eficaz e a melhoria dos negócios (100%) são pontos principais considerados como vantagens competitivas. Os relatórios gerenciais (85,7%) são ferramentas que também agregam valores no processo decisório. CONCLUSÃO Pela análise apresentada, o Bl se destaca na atual sociedade globalizada onde a informação é fator estratégico e competitivo.

Conclui-se que as principais vantagens do Bl são a tomada de decisão eficaz e a melhoria dos negócios. Importante ressaltar a necessidade de investimento em treinamento e disseminação da cultura de utilização do Bl na empresa, pois não adianta investir em tecnologia se os usuários encontram-se despreparados.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *