Sustentabilidade e meio ambiente

Etapa 2 O serviço de limpeza pública de Dourados é feita de forma mista pela prefeitura e uma empresa terceirizada, cabendo a ela a coleta, transporte e a destinação final dos lixos domiciliares, comerciais, resíduos especiais. São gerados noventa e quatro toneladas de resíduos sólidos urbanos que são coletados pela prefeitura, onde toda a população urbana é atendida pela coleta que é realizada diariamente nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Os resíduos do serviço de saúde são coletados duas vezes por semana, sendo utilizado caminhão caçamba para a realização das devidas coletas. A disposição final do controlado em uma propriedade da prefe r e controle de pesagem e cobertura dos resíd ar 3 aterro sanitário urbano de rcamento da área, oras, compactação No local há presença de mau cheiro e moscas, entretanto não há catadores no local. Não existe no município trabalhos e programas de educação ambiental junto à comunidade o que faz que haja alguns cidadãos não conscientes em relação ao meio em que vivem.

Etapa 3 A cidade possui aterro sanitário e uma associação de coleta s Swipe to víew next page seletiva, isso não basta, pois há lixos pela cidade como entulhos, alhos de árvores, móveis velhos, dentre tantos outros. Tudo isso em conseqüência de não existir programas de educação ambiental e um departamento público que cuide especificamente da limpeza da cidade e destinação desses tipos de lixo (entulhos, galhos de árvores, animais mortos, móveis velhos, etc. . Existem leis que protegem o meio ambiente, porém, pouco é usado, pois vemos pessoas que em plena luz do dia jogam lixo em locais onde há uma placa enorme que diz: “proibido jogar lixo, sujeito a multa! “. Então conscientizar a população, fiscalizar severamente realmente é um passo muito importante ara podermos evitar o descaso de muitos em relação ao meio ambiente.

Para conseguir essa educação ambiental ela deve começar com todos os adultos e dar continuidade nas escolas juntos aos estudantes, aplicar na gestão da prefeitura diretrizes específicas que possam adaptar a cidade com lixeiras de coleta seletiva não só no centro,mas também nos bairros da periferia,palestras com a população e incentivos às idéias empreendedoras que venham surgir envolvendo lixo e educação ambiental. Junto com tudo isso investir na implantação de um instituto que junto com o serviço de saúde possa tratar e dar o destino certo a

PAGFarl(F3 implantação de um instituto que junto com o serviço de saúde possa tratar e dar o destino certo aos lixos hospitalares, e assim com estas medidas com certeza a responsabilidadeambiental fluirá de individuo, dmlnuindo assim os lixosgerados e jogados, aumento de oportunidades de emprego, diminuindo gastos da prefeitura com a limpeza de éreas “sujas” e conseqüentemente investirem esse dinheiro em áreas como saúde pública e educação. Conclusão Ao concluir este desafio observamos o quanto deve ser colocado em dia em relação ao meio ambiente. O quanto devemos rever o nossos costumes. is, a natureza sofre mudanças devido a degradação provocada por nós seres humanos. Esta degradação nos expõe a desastres ambientais naturais devido a este problema de falta de respeito ao ambiente. Neste desafio descobrimos o que a gestão pública de nosso município faz e o que pode ser feito em relação aos resíduos sólidos e lixo. Ficando aqui concluído que apesar da situação da cidade nunca é tarde para que iniciativas sejam tomadas para que a conscientização ambiental faça parte da sociedade para uma cidade mais limpa e consciente. Referências wvrw. diarioms. com. br www. douradosms. com. gov PAGF3ÜF3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *