Plano de aula – poliédros

Plano de Aula de Matemática Proe: Objetivo:Reconhecer diferenças e semelhanças entre os sólidos, saber visualizar os números de faces, arestas e vértices. Estimular a terem uma visão espaclal mais aguçada. Turma: 5a e 6a Série Área de atuação: Geometria espacial Temática: Poliedros Conteúdo: Construir Poliedros através de moldes, e identificar cada um, e desenhá-los em perspectiva. Tempo estimado: 3 aulas / 3 dias Planejamento: Organizar os alunos de forma coletiva, ou em to nut*ge Swipe to page duplas. Disponibilizar de recorte e colagem ra ar 3 segundo dia. Malha p elt• erceiro dia.

Procedimento: 1 a aul nexo, e materiais el sulfite para o de 30 cm para o ápia dos moldes em anexo a este plano, peça a eles que pintem e recortem as figuras. Em seguida peça que dobrem os recortes sobres sobre as linhas, formando um vinco, feito isso peça que eles colem de forma que se fechem, formando um sólido. (lembrando que as abas são destinadas para a colagem). Pergunte aos alunos se elem reconhecem alguns dos sólidos, peça a eles para relacionar a algo que eles conheçam, no nosso cotidiano. pergunte aos alunos o que esses corpos têm em comum. Espera-se que digam ue todos têm cantos e pontas.

Informe que iremos estudar os corpos nao arredondados. 2a aula Peça para observarem observarem o cubo e contarem o numero de lados. Depois informe que em geometria não dizemos “lado” e sim face. Então o correto é dizer que o cubo tem 6 faces. Peça a eles para contar o número de cantos que o tetraedro tem. Depois informe que em geometria não dizemos “cantos” e sim vértices. Então o correto é dizer que o tetraedro tem 4 vértices. Agora com o prisma, seguindo o mesmo raciocínio, peça para eles contarem o número de arestas, mostrando visualmente que seria as arestas.

Assim esperando como resposta, 9 arestas. Assim com o conceito de faces, vértices e arestas já desenvolvidos, peça a eles para colocarem em um papel o nome dos poliedros e o número de faces, vértices e arestas de cada um. Agora para terminar 0 20 dia, peça a eles para desenhar em uma folha sulfite, os poliedros, de maneira que os demonstrem como um todo usando apenas as arestas dos poliedros. Concentrando- se apenas na forma observada. 3a aula Peça aos alunos para formarem grupos de até 4 pessoas, para que possam discutir entre eles a tarefa.

Procure diversificar em os grupos quanto ao nível de facilidade de compreensão da matéria, impedindo que os alunos com maior dificuldade se agrupem entre eles. Agora em uma atividade mais elaborada, dê aos alunos as malhas triangular de papel, e uma cópia do exemplo para cada grupo, para que possam compreender o uso da malha. Diga aos alunos para desenharem a lápis os poliedros nas malhas, de for PAGFarl(F3 malha. Diga aos alunos para desenharem a lápis os poliedros nas malhas, de forma mais minuciosa possível. Informe os alunos que as arestas dos poliedros nem sempre são coincidentes com as linhas da malha.

As arestas que não estão vlsíveis no ângulo de visão, diga a eles para demonstrarem com linhas tracejadas, para facilitar a compreensão de imagens tridimensionais. Terminados os desenhos, peça a eles para compararem entre os membros do grupo se existem diferenças nos desenhos, se existir, diga para que eles escolham o que melhor representa a figura. Agora iremos comparar os desenhos selecionados de cada grupo, e veremos se há diferença na representação dos poliedros, se houver, da mesma forma iremos selecionar o que melhor representa os poliedros.

Depols de selecionado, discuta om os alunos o porquê de aquele desenho ser o que melhor representa os poliedros. Tente tirar dos alunos uma discussão que os levem a debater sobre as distorções que o desenho tem, na demonstração de profundidade. Avaliação: No decorrer do trabalho, analise sempre as discussões levantadas em cada grupo, avaliando sempre o empenho, e o raciocínio que a tarefa exige, para a compreensão de imagens em 30. Procure avaliar individualmente cada aluno, assim identificar os que tiverem maior dificuldade, para auxillar na compreensão e demonstração de sólidos. PAGF3ÜF3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *