Qt – controle de menu

I Seminário Doctum de Tecnologia da Informação Introdução ao Qt Designer I Seminário Doctum de Tecnologia da Informação Introdução A ferramenta Qt é uma biblioteca de classes C++ para construção de programas GUI multiplataforma, ou uma vez, compile em lugar).

Assim, um pro em Windows, Linux, outros sistemas oper ors S”ipe tc view next*ge anw/here” (Escreva t pode ser compilado Em sua biblioteca, a Qt traz uma infinidade de APIS, que podem ser usadas para diversos fins, desde tratamento de strings, manipulação de arquivos, construção de interfaces gráficas (GUI) criação de objetos OpenGL e muitas outras possibilidades e por ser feita em C++, a Qt utiliza todos os recursos avançados de Orientação a Objetos, além de herdar toda a eficiência dessa linguagem largamente utilizada em sistemas de grande porte.

Outro ponto interessante é que a Qt é a biblioteca base do projeto KDE, onde a maioria dos aplicativos utilizados no ambiente KDE são construídos utilizando a Qt. Essa união Qt/KDE fez com que ambos crescessem de forma surpreendente. O Qt Designer é um ambiente de programação visual que permite Slots são as unções que repondem a certos sinais. Um exemplo para este mecanismo é o ato de pressionar um botão “ok” , o ato de pressionar (clicked()) o botão é um evento que gera um sinal, a ação que ele deve tormar como fechar a janela invocando um método “close()” interliga o sinal (clicked()) ao slot (close()).

A utilização de Sinais e Slots é bem simples e rápida. A Interface O Qt Designer fornece um ambiente agradável de se trabalhar, seguindo o mesmo padrão utilizado por outras ferramentas visuais, com várias ferramentas de fácil acesso e possibilitando a escrita do código “na mão”. Outro item muito importante é sobre o Manual do Qt, citado como um dos melhores manuais de uma ferramenta de programação. Ele dá acesso a todas as funcionalidades e possibilidades que se pode fazer com a Qt, descrevendo minuciosamente cada classe e seus atributos e métodos.

O Manual pode ser usado largamente para consulta e aprendizado desta biblioteca. Rigor de Pádua Vieira Neto DoctumTec Ambiente básico do Qt De serão colocados os objetos. ToolBox: Caixa de Ferramentas: exibe todas as ferramentas disponíveis para uso imediato, sem a necessidade de criação. Tela 1 – Ambiente do Qt Designer Criando um primeiro projeto Nesse primeiro projeto, vamos criar um “Hello Word” utilizando a biblioteca Qt. No entanto, este exemplo utiliza mínimos recursos do Qt Designer, visto que o código é todo feito a mão, justamente para assimilar os conceitos. – Vamos criar um arquivo de projeto, é o arquivo que organiza todo nosso programa, de forma que no momento da compilação é criado um MakeFile partir do arquivo de projeto “. pro”. Para isso crie um novo arquivo do tipo “C++ Project” e salve-o como “hello. pro”: 2 – Agora será preciso criar um arquivo de código para escrever o programa. Novamente crie um novo arquivo do tipo “C++ Source File” e salve-o Ilustração 1 – Configurações do projeto como hello. cpp. – Escreva o código: #include int main(int argc, char QAppIication app(argc, a PAGF3rl(FS avançado, utilizando os recursos do Qt Designer, com isso podemos observar a eficiência desta ferramenta. 1 – Como no exemplo anterior crie um novo projeto e dê a ele um nome: “exemplo. pro”. 2 – Agora será preciso criar um formulário em branco para construir a interface, para isso crie um arquivo novo do tipo ‘Widget”. Widget e uma janela vazia, onde nela iremos inserir os omponentes da interface a ser criada.

Selecione o formulário e vá ao editor de propriedades (Property Editor) e mude as opções necessárias, vep a Ilustração 3, como: name: nome do objeto, caption: Texto de exibição no titulo da janela. Ilustração 2 – Editor de Propriedades / Property Editor 3 – Agora, iremos colocar os componentes no formulário criado. Utilize o menu Tools (ferramentas), e vá inserindo os objetos de acordo com a Ilustração 4. Para cada objeto criado utilize o Editor de Propriedades para modificar algumas características. s objetos a serem nseridos, são: TextLabel (rotulo), TextField (caixa de texto), Combogox (Caixa de Seleção) e um Button (botao), em seguida modifique as propriedades dos objetos: Textl_abel: caption para “Texto: TextField: name para “meutexto”; Ilustração 3 – Interface co PAGF ntes inseridos do mouse sobre o objeto Button. Abra o Editor de Funções, clicando no menu Edit > Slots e crie duas novas Funções: “init()” que é uma função construtora, ou seja, é a primeira a ser invocada e a função “‘inserir()” que irá inserir o conteúdo da caixa de texto em uma posição livre na caixa de seleção. Conecte o sinal do Button ao slot “inserir()”, para isso: abra o Editor de Conexões e crie uma nova conexão onde o Sender é o objeto Button “botaolnseriõ’, o Signal é “clicked()”, o Receiver é o formulário “Exemplo” e o slot é a função criada “inserir()”. 6 – Clique com o botão direito sobre o formulário e selecione a opção “Source”, onde irá criar o arquivo de código deste formulário. Neste arquivo, localize a função “inserir()” criada automaticamente pelo Designer e insira o código abaixo: void Exemplo::inserir() String texto = meutexto->text(). per(); //pega o texto do TextField todostextos->insertltem(texto); //insere o texto no ComboBox //esvazia o TextField 7 – Salve os arquivos criados e crie um novo arquivo do tipo “C++ Main-file(main. cpp)”. Todo programa em Qt inicia-se pelo arquivo main. cpp, portanto sua existência é de extrema importância, porem todos arquivos maln. cpp são semelhante, ou seja, não há diferenças de um programa para outro, pois, sua função principal e invocar o formulário principal do programa. 8 – Salve seu programa, e com ile o em um interpretador de comandos utilizando:

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *