Engenharia de software

praticas ou as mais adequadas. – Fornecer uma Infra garantia de qualidad o ar 6 – Ajudar em termos Sv. ipe to executado por uma Padronização/Apren Engenharia de software Premium gy EllenVieira 26, 2012 6 pages Questões: 1 . Comente a há um processo de software ideal,organizações desenvolveram abordagens inteiramente diferentes para o desenvolvimento de software”. Cada tipo de software possui uma forma particular de ser desenvolvido,por isso não há processo ideal ou padrão. 2. O que é padronização? Qual sua importância para a industria de software?

Padronização é o processo sistemático de empresa para stabelecer e utilizar padrões. Importância :- fornecer um encapsulamento das melhores Swpe to page qual o processo de um trabalho tinuado por outra. plícito. 3. Na sua opinião, a padronização dos processos fere a criatividade dos desenvolvedores de software? Não . Ao contrario das aversões da padronização,a padronização não limita e nem fere a criatividade,pois cada um tem uma forma distinta de desenvolver softwares. 4. Qual a relação entre a padronização dos processos e a padronlzação dos produtos do software?

A relação esta na definição do padrão do processo,quando você efine um padrão de processo,automaticamente está definindo o padrão de produto. 5. Qual a importância da padronizaçã padronização dos processos para a qualidade do produto? Um padrão estabelece dimensão a todas as tarefas rotineiras e, a melhor forma de executá-las. Todo padrão, por mais rudimentar que seja, oferece um alicerce fundamental ao processo de desenvolvimento de software, garantindo que todas as etapas atinjam resultados previsíveis e de qualidade assegurada 6.

Qual a relação entre a documentação e origem da crise de software? A falta de documentação foi o motivo da origem da crise do oftware,pois tem atrapalhado a manutenção do software durante toda a historia da computação. 7. Cite um beneficio da documentação dos processos e um benefic10 da documentação dos produtos. Beneficio da documentação do produto: auxiliar o usuário no que o produto faz e como faz. Beneficio da documentação do processo:meio de comunicação entre desenvolvedores;facilitar testes. . Considere a frase : ” Uma documentação de qualidade é tão importante quanto a qualidade do software em si”. Comente esta frase utilizando os conceitos de usabilidade e manutenibilidade. Documentar o software,é a unica maneira tangível de representa -lo e seu processo. Documentar é a base para a sua utilização e manutenção,já que quanto maior a falta de documentação do software,maior vai ser o tempo gasto com a manutenibilidade. g. Por que deve existir um padrão de documentação?

Para que quando o código tiver que ser alterado, fique mais fácil para a pessoa que que quando o código tiver que ser alterado, fique mais fácil para a pessoa que for fazer a alteração ter a documentação com um padrão específico, assim levando menos tempo para concluir a tarefa. 10. Qual o objetivo da documentação interna do produto? A quem é destinada? Ser útil sempre que for adicionar a um componente informações que ajudem a sua compreensão. Destinada a quem ler o código – fonte (programadores,analistas,projetistas). 1 1 . Quanto melhor o formato e a estrutura do código (ex. ndentação),menor a necessidade de documentação interna? por que? Sim. Porque o formato e estrutura do código permite que ele seja uma fonte de informações sobre si mesmo. Quando ele é bem indentado,por exemplo,você entende melhor suas funções. 12. Diagrama UML podem ser usados como documentação xterna do produto? Justifique. Sim. Porque podem especificar a funcionalidade do produto com desenhos. 13. O que é documentação de uso? A quem é destinada? Como deve ser utilizado o código,como um manual. Destinada aos usuários. 14. Qual a diferença entre validação e verificação?

Verificação:atividade que garantem que o software implemente corretamente uma função especifica. – Estamos fazendo certo o produto? Validação: atividade que garante que o software construído cumpre com os requisitos do cliente – teste de requisito – Estamos fazendo o produto certo? (é o que o cliente quer? 15. Defina : Confiabilidade,disponibilidade e man PAGF3rl(F6 produto certo? (é o que o cliente quer? ) 15. Defina : Confiabilidade,disponibilidade e manutenibilidade. Confiabilidade: probabilidade de operação livre de falhas num ambiente especifico durante um determinado tempo Tempo:tempo médio entre ocorrência de falhas.

Falha:não conformidade com os requisitos. Disponibilidade:probabilidade de um sistema estar operando com sucesso,de acordo com as especificação em determinado momento. Manutenibilidade:probabilidade de que uma manutenção possa ocorrer dentre de um prazo especifico. 16. Qual a diferença de teste de caixa-branca e teste de caixa- preta? Teste de caixa — preta :realizado na interface do software,ou seja,não se preocupa com a estrutura lógica,e verifica se a entrada e saída são corretas. Teste de caixa —branca :exame do código fonte,teste de todos os caminhos lógicos(teste estrutural). 7. Comente a frase :”Se a qualidade não estiver lá antes de você testar,não estará lá quando você tiver terminado”. A qualidade de um software deve ser levada em consideração na hora do desenvolvimento, para que na hora do teste seja feito apenas ajustes, e nao tenha q “refazer ” o código. 8. Qual o problema de o desenvolvedor do componente ser também o testador do mesmo? O problema esta no fato de que quando o desenvolvedor é o mesmo que testa,ele não encontra erros,acha que se eu programa é perfeito.

Portanto não ame seu programa,se não encontrar erro,signiflca que você não test PAGF encontrar erro,significa que você não testou direito,então teste de novo. 19. Comente a a atividade de testar nunca termina,apenas transfere de desenvolvedor para o cliente. Toda vez que o cliente usa o programa,um teste é realizado. ” O usuário nada mais é do que um “testeK do software, já que ele tilizara o software com mais frequência do que foi utilizado na fase de testes. E caso encontre alguma falha, o usuário repassará o erro ao desenvolvedor. 0. Qual o objetivo do teste de unidade? Concentrar-se em cada unidade de software. 21. O que são e pra que servem os dnvers e stubs? São simuladores. os drivers são os chamadores e os stubs são os chamados. 22. Qual o objetivo do teste de integração? Verificar se os componentes do software juntos trabalham conforme esta descrito na especificação e projeto do software. Formas de testar: Integração não incremental(big-bang) e Integração incremental. 3. Qual a relação entre a qualidade de projeto e teste de integração? 24.

Explique as abordagens ascendentes(botton – up) e descendentes (top – down) para integração dos componentes. Abordagens ascendentes(botton – up):os teste são iniciados nos módulos localizados nos mais baixos níveis da estrutura da aplicação. Os módulos podem ser integrados e testados em clusters(módulos agregados). Abordagens descendentes(top – down): a integração é feita d testados em clusters(módulos agregados). Abordagens descendentes(top – down): a integração é feita de cima para baixo,que pode ser feita em largura ou em rofundidade. 25.

Qual o objetivo do teste de validação? Testar para verificar se o software funciona conforme a Especificação dos requisitos. 26. Qual a diferença entre testa Alfa e teste Beta? Teste Alfa: realizados pelo cliente no ambiente do desenvolvedor,permite que o desenvolvedor acompanha a utilização e registrar erros,problemas encontrados. Teste Beta: realizados pelos usuários finais,no ambiente do cliente,permite uma aplicação “uva” do software. O usuário faz um registro dos problemas encontrados(não é acompanhado pelo desenvolvedor). 27. Qual o objetivo do teste de sistema?

O software é incorporado aos outros elementos do sistema e esta integração é testada. 28. O que é teste de recuperação e quando deve ser executado? Busca forçar o sistema a falhas de diferentes modos,avaliando as formas de recuperação. 29. O que é teste de segurança? O que é um hacker ético? Verificar todos os mecanismos de proteção embutidos em um sistema. Hacker que invade o sistema só pra encontrar falhas nele, e não pra roubar informaçóes,ou seja,checam a vulnerabilidade dos sistemas. 30. O que é teste de estresse? Teste que utiliza recursos em quantidade,freqüência e volume anormais.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *