Estagio contábil

AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus, a minha Familia por sempre estarem ao meu lado e terem me apoiado sem-pre, aos amigos e colegas de servlço pela compreensão e ajuda direta no meu crescimento profissional. RESUMO Este Relatório de Estágio Supervisionado foi realizado na empresa Almeida, Porto & Ass Neste relatório acad empresa, descreven posição quanto ao m e de demais informa Ico PACE 1 or13 apresentação da nizacional, politica, S”ipe to view nut*ge de de funcionários sua composlçao e atividades rela-cionadas ao estagio.

Em seguida é feita a descrição das atividades realizadas durante estágio através de um relatório descritivo da área contábil, contendo as informações necessárias de como essas atividades foram desenvolvidas. Palavras-chave: Estágio, Conhecimento e Atividades. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃ07 1. 1 HISTORICO DA EMPRESA 7 1. 2 MISSÃO E OBJETIVO DA EMPRESA 8 essa oportunidade, mesmo já trabalhando na área, aprimoramos o que já é feito procurando associar com a teoria. O estágio será feito no local onde trabalho na empresa Almeida, porto & Associados Ltda. situada à Avenida Engenheiro Francisco Jose Longo, no 662 no Bairro São Dimas na cidade de São José os Campos, região do Vale do Paraba no Estado de São Paulo, é uma empresa que está a mais de 30 anos no mercado, prestando serviços de maneira a aliar o com-promisso a excelência. Foi realizado nos meses de março e abril/201 1 Objetivos deste estágio é demonstrar o trabalho que já é executado e procurar visualizar os pontos a melhorar nesta rotina de trabalho.

Rotina essa que se divide em faturamento, digitação dos documentos, emissão dos ba-lancetes. 1. 1 HISTORICO DA EMPRESA Há 30 anos no mercado do Vale do Paraíba, a Almeida, Porto e Associados é hoje uma das maiores empresas contábeis da egião. Conta com uma equipe de 122 profissionais quali-ficados e cerca de 320 clientes, em vários segmentos: 30% comércio, 40% prestação de servi-ços e 30% industrias, no Vale do Paraíba, Litoral Norte e demals cldades.

O atendimento e a prestação de serviços são setorizados e especializados segundo o porte e complexidade de ca-da empresa. Sua estrutura interna é projetada para atender empresas de pequeno, médio e grande porte. Em casos específicos, a A&P oferece acompanhamento pessoal e atendimento semanal externo, realizado na própria empresa cliente. Um setor specializado em legislação tributária, contábil e administrativa garante 13 cliente.

Um setor especializado em legislação tributária, contábil e administrativa garante anda, aos clientes A&P, atendimento por tipo de negócio. pode-se dizer que esta renomada empresa, não se trata de um simples escritório e sim uma organização, que está sempre em busca de melhorias e satisfação plena de seus clientes. Para tal feito, a empresa adota a estrutura de colaboradores internos e externos, onde parte de seus funcionários fazem parte da estrutura fixa da empresa e parte desenvolve o tra-balho ireto no cliente, sendo um colaborador externo.

A empresa possui mais de mil clientes, divididos entre a região do Vale do Paraba e Li-toral Norte. Para garantir a qualidade de seus serviços e facilitar o acesso de seus clientes, a Almeida, Porto presta serviços de maneira setorizada, nas áreas de legislação tributária, contábil e administrativa, todas especializadas segundo o porte e complexidade de cada empresa, onde cada departamento fica a cargo de um sócio-consultor. A empresa também se preocupa muito com o bem-estar da comunidade onde está inse-rida.

Podemos perceber isso laramente nos projetos e ações sociais que desenvolve. Exemplo disso é que a entidade possui a certlficação da Fundação Abrinq que se trata de uma Instituição sem fins lucrativos que possui como objetivo principal mobilizar a socie-dade para questões relacionadas à infância e da adolescência, protegendo seus direitos e bus-cando garantir um futuro melhor. Outro projeto desenvolvido pela entidade é o Projeto Recicla Vida, onde a empresa des-tina t melhor. nde a empresa des-tina todo seu lixo reciclável (papel, copos plásticos, caixa de papelão, entre outros) para uma cooperativa riada pela Prefeitura Municipal da Cidade de São José dos Campos, buscando gerar empregos e garantir o sustento de muitas famílias de baixa renda. Outra atitude muito admirável da empresa é o Projeto Adote um Anjo, onde uma enti-dade do município é escolhida pela empresa e em datas comemorativas como Natal e Pascoa, as crianças carentes recebem presentes e chocolate recolhidos pela empresa e seus colabora-dores.

A empresa Almeida, porto & Associados Ltda. também possui a certificação ISO 9001/2000 no Sistema de Gestão de Qualidade e a certificação pelo Programa de Qualidade das Empresas Contábeis, programa este, desenvolvido pelo SESCON do Estado de São Paulo. 1. 2 MISSÃO E OBJETIVO DA EMPRESA A empresa tem como principal missão prestar serviços Contábeis com eficiência e con-fiabilidade.

Esta mlssão foi estabelecida visando sempre à satisfação do cliente e buscando aprimo-rar técnicas e procedimentos, para tornar os serviços mais ágeis e de fácil interpretação pelos clientes e colaboradores. Seu objetivo é ser sua Empresa Contábil hoje, amanhã e sempre; ou seja, a empresa busca cada vez mais aumentar o quadro de seus clientes e difundir a qualidade de seus serviços entre os ais variados setores da economia. 1. POLÍTICAS DA EMPRESA A Almeida, Porto & Associados Ltda. tem como sua política de qualidade “atender a EMPRESA A Almeida, Porto & Associados Ltda. tem como sua politica de qualidade “atender as expectativas dos clientes através do cumprimento das obrigações assumidas e da melhoria continua de nosso desempenho”. Com isso, podemos perceber o quanto à empresa valoriza a satisfação plena de seus cli-entes e se preocupa com a melhora e qualificação de sua equipe.

A empresa não estabeleceu uma política específica para cada alor de mercado, porém, em sua política de qualidade, já consegue englobar tudo o que é necessário para o crescimento de uma instituição e para manter-se e ser reconhecida como o topo das empresas do mesmo seguimento do município e região. I . a DEFINIÇÕES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA INSTITUIÇÃO A estrutura organizacional da instituição é dividida e representada da seguinte forma: Cada parte da estrutura desenvolve suas respectivas funções e de acordo com o setor em que atuam.

Cada setor da empresa fica sob responsabilidade de um sócio, nde cada um responde pela supervisão e controle geral de uma determinada área, mantendo um contato mais próximo com as atividades da empresa e analisando de perto as necessidades de cada equipe. O grupo supervisores e seus respectivos auxiliares são que acompanham integralmente a atividade do setor, estando mais próxima a toda a equipe. ? este o grupo responsável por trei-nar os assistentes e estagiários, ensinando a rotina e transmitindo o conhecimento necessário para desenvolver cada atividade. O grupo de Assistentes e estagiários compreende a parte operacional da em desenvolver cada atividade. peracional da empresa, onde o serviço efetivamente é realizado. São estes profissionais que colocam em prátlca tudo aquilo que a empresa propõe a seus clientes, sempre é claro, buscando a maxima eficiência e agilidade nos processos.

E equipe de colaboradores Almeida, Porto neste cliente em especial é formado pelo Co-ordenador, responsavel por delegar as funções a ser desenvolvido, realizar toda a parte de fe- chamento de balanço e atender aos prestadores de serviço terceirizados, como o caso de Audi-toria, por exemplo. Tudo isso, se encontra em contrato firmado entre as partes. Já os assistentes, ficam responsáveis pela contabillzaç¿o da movimentação diária da empresa, além de conciliação das contas.

As atividades de preenchimento de guias para reco-lhimentos de impostos também são feitas por estes profissionais. I . 5 DESCRIÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS A empresa é composta de 122 colaboradores, entre seus sócios e funcionários, os quais são divididos da seguinte forma: Sócios Dlretores 1 1 Administração e Apoio 07 Integração 07 Fiscal 07 Departamento Pessoal 15 contabilidade 75 Entre os colaboradores, há os mais diversos tipos de specialistas, profissionais com formação técnica, profissionais com formação superior, estudantes de nlVel técnico, entre ou- tros.

A faixa etária dos colaboradores é muito ampla, o que mostra que a empresa proporciona oportunidades iguais para todos basta que o colaborador esteja interessado em ac PAGF 13 proporciona oportunidades iguais para todos basta que o colaborador esteja interessado em acrescentar co-nhecimento a equipe e desenvolver um trabalho de qualidade.

Outro dado muito importante da empresa é que funcionáno com vários anos de experi-ência na empresa, o mesmo é convidado a e tornar sócio, motivando aos demais, e tendo co-mo objetivo de batalhar pela empresa constituir em seus quadros cada vez mais profissionais qualificados e competentes, e o melhor, que já conheçam toda a estrutura organizacional da empresa. . – RELATÓRIO DESCRITIVO 2. 1 PROCESSOS Como já dito anteriormente a empresa possui a certificação digital ISO 900112000, por isso tudo o que é feito na empresa possui uma instrução de trabalho e assim que entramos, mesmo com experiência, é feito treinamentos e acompanhamentos para seguir essas instruções.

Gerando dessa forma a Matriz de Competência das áreas que emonstra o que cada fun-cionário é habilitado para a execução dos processos, segue abaixo o que estou habilitada a fa-zer na empresa: Processos 16- VANESSA ROSA Balancete X Informe de Rendimentos X Separação e digitação dos documentos X Emissão das guias de PIS e COFINS – Lucro Presumido X DACON Lucro Presumido X Memórias de Cálculo para Elaboração de IRPJ e CSLL Lucro Presumido Trimestral X Office 2 X Tenho um mapa de metas a ser cumprida das empresas que sou responsável.

Esse mapa agora foi disponibilizado no programa Gestor Administrativo, através dele gerencio o que foi feito urante o dia. Essa meta começa dia 15 do através dele gerencio o que foi feito durante o dia. Essa meta começa dia 15 do mês, na primeira semana faço faturamento e depois começo a conciliação das empresas, gerando o seu balancete. 2. 2 FATURAMENTO A maioria das empresas que faço são prestadoras de Serviços Médicos que são desobri-gadas a emitir notas fiscais de acordo com a Lei. Todas optantes pelo lucro presumido. Por isso sou responsável pela apuração do Faturamento. ensal da empresa através do relatório de recebimentos,recibos enviados pelos clientes, Notas Fiscais emitidas Algumas empresas são importadas as informações para o sistema então só confiro e gero as guias, mas a maioria são digitadas de acordo com o relatório do cliente, nota ou recibo. O faturamento é digitado no Sistema na tela “Cálculo do Lucro Presumido”, onde as guias são emitidas e geradas. De posse dos valores a serem tributados preencho um mapa de Envio de Guias de PIS e COFINS – Lucro Presumido, para o controle da ISO/AImeida e Porto.

As guias são protocoladas e enviadas ao cliente. 2. 3 POSIÇÃO TRIBUTÁRIA. Assim que receber os documentos, tenho que baixar no sistema omeado Posição Tribu-tária, imediatamente as guias de DARF, carimbá-las com o carimbo de baixado e voltá-las ao movimento para que sejam contabilizadas, conforme o mapa de metas Este procedimento se encontra dentro do processo de digitação e separação de docu-mentos é feito até o dia 10 de cada mês para a entrega ao setor responsável pelo envio da De-claração de Débitos e Créditos Tributário Federais.

Separei neste responsável pelo envio da De-claração de Débitos e Créditos Tributário Federais. Separei neste tópico, pois os clientes estão instruídos a enviar movimento do mês an-terior na primeira semana do mês subseqüente, o que algumas vezes não acontece. Ficamos atentos, pois somos cobrados para a entrega da posição tributaria dentro do prazo pré estabe-lecido, afinal a não entrega da Declaração gera multa. 2. 3. 1 DIFICULDADE DO PROCESSO DA POSIÇÃO TRIBUTÁRIA.

Esse problema do não enviou dos documentos, não acontece com a maioria dos clientes, pois a empresa sempre procura instruí-los de como proceder com os mesmos, mas algumas empresas por uma má administração, por problemas no dia a dia ou por problemas diversos não cumprem o combinado. O ue devemos fazer quando existe esta dificuldade é ligar cons- tantemente cobrando e informar sobre as multas que serão cobradas, o que geralmente faz com o cliente envie rapidamente os documentos. De acordo com a Lei 10. 406. De IO de Janeiro de 2002.

No Art. 1. 011 . O administrador da sociedade deverá ter, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo ho-mem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negocios- Por isso é muito importante que para a sociedade empresarial todos os documentos este-jam em dia e organizados, para a escrituração contábil ser feita corretamente. . 4 SEPARAÇAO E DIGITAÇAO DOS DOCUMENTOS Recebo diariamente os documentos enviados pelos clientes de posse dos documentos separo por envelopes em um arquivo mensal.

Recebo também d clientes de posse dos documentos separo por envelopes em um arquivo mensal. Recebo também de outro setores (departamento pessoal e departamento de Integração) as notas fiscais com retenções de IRRE contribLIiÇã0 social, COFI NS e Pis; Iss; recibos de aluguel, INSS e recibos de RPA que já foram emitidos as respectivas guias retidas na fonte. Esses documentos são guardados junto com o movimento mensal. Recebo a folha de pagamento de funcionários e o Livro Fiscal quando a empresa é feita pelo setor fiscal, já integradas ao sistema para a conferencia.

Nas datas estabelecidas no mapa de metas digito os documentos no Slstema prosoft no módulo próContábil Gold, de acordo com as contas contábeis. Após a separação e digitação, os documentos são organizados e colocados dentro de en-velopes brancos. Depois que termino o balancete, envio o movimento ao Setor de Expedição para devolver ao cliente. Sendo que as guias são separadas do movimento e enviadas em pas-tas brancas ao setor de expedição ambém para devolver ao cliente, mas essa divisão é para facilitar o arquivo das guias em uma possível consulta. . 5 BALANCETE De acordo com Nelson Gouveia (2001) este é um relatório que deve ser emitido men-salmente para conhecimento e melhor informação da administração da empresa, sobre como se encontra a posição econômico-financeiro. O que é feito na Almeida Porto para seus clientes, seguindo assim as instruções da Isso. Para a emissão deste balancete ante é necessário a conciliação das contas que é feito da seguinte forma: Após a digitação d

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *