Relatorio de aula pratica de chaves de identificação

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS RENATA DE ARAUJO E SILVA Chaves de Identificação Fortaleza Março 2012 Introdução Identificação é a ou semelhante a out com material de her dicotômicas de identi ors ter xon, como idêntico -se a comparação iflcado, as chaves ecífica O termo chave de identificação vem do símbolo da matemática que agrupa conjuntos de elementos semelhantes. ? ferramenta importante na Sistemática Vegetal, pois ordena s taxons seguindo uma lógica e hierarquia em que caracteres morfológicos mais abrangentes agrupam espécies que são distintas por caracteres específicos. Método muito utilizado na classificação de seres vivos, queaprese nta em cada nível duas alternativas mutuamente exclusivas. Cada conjunto de alternativas antítese deverá encaminhar para doisgru pos distintos de seres vivos, com os mesmo caracteres. Numa chave dicotómica podem-se utilizar números, letras ousím bolos para indicar o caminho a seguir numa classificação.

Não é objetivo das chaves dicotómicas incluir todas as espéciesex istentes, mas apenas um grupo restrito, como, por exemplo, asespécies que se podem encontrar numa determinada região. Objetivo A aula prática objetivou o uso de chaves de identificação pelos alunos o que deveria possibilitar a eles uma melhor compreensão do raciocínio utilizado na classificação de espécies na sistemática vegetal, porém a identificação realizada pelos alunos foi até o nível de família.

Material e Métodos Para a realização da aula prática a turma foi divida em grupos onde cada um deles ficou responsável pela identificação até o nível de família dos organismos apresentados pela professora. O grupo que ficou responsável pela identificação de famílias da ordem dos Agaricales utilizou como chave de identificação o livro “Os Reinos dos Fungos” – Vol. 1 – Ed. EDUNISC -JAIR PUTZKE, MARISA TEREZINHA LOPES PUTZKE. os alunos tiveram que descrever os passos apresentados no livro.

Resultados e Discussões Abaixo podemos conferir os resultados obtidos pelo grupo esponsável pela identificação das famílias do fungo da ordem dos Agaricales 1 . 1 – Himenóforo com poros, tubular, alveolar, favolóide ou com medas. 2. 2 – Esporada branca; esporos hialinos sob o microscópio; himenóforo tubular, poroso, alveolar, favolóide ou com medas; trama himenoforal regular ou irre lar. 3. 2 – Látex ausente; espor s presentes. regular ou Irregular. 3. 2 – Látex ausente; esporos lisos; fíbulas presentes. 4. – Esporos geralmente cilíndricos ou cilíndrico-elipsóide- oblongos, raramente elipsóide-oblongos ou fusiformes, namilóides, camada cortical do píleo formada por hifas prostradas (cútis); contexto não gelatinizado, POLYPORACEAE. Estudo Dirigido 1 . O que é uma chave de identificação e para que serve? Chamam-se chaves de identificação ou chave dicotômica as descrições sistemáticas que permitem identificar os nomes dos taxa pertencentes a um grupo de organismos, geralmente numa determinada região geográfica ou ecológica.

Conclusão Ao fim da aula prática os alunos puderam ter uma melhor compreensão do método realizado além de também conhecer lgumas caracteristicas dos organismos apresentados. Os alunos também conseguiram identificar as famílias da ordem dos Agaricales. Referências Bibliográficas • CHAVE DE IDENTIFICAÇÃO BOTÂNICA fernandosantiago. com. br/clasveg7. doc acesso em 19/03/2012 as 1 6:07 • “os Reinos dos pungos” – VOI. 1 – Ed. EDUNISC – JAIR PUTZKE, MARISA TEREZINHA LOPES PUTZKE. os • chave dicotómica. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult_ 2012-03-21]. Disponível na w’v’. n,nr.. AIGF3rl(F3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *