Business plan

FUNDAÇAO GETULIO VARGAS NSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇAO E ECONOMIA Brunna Satiko Tamura Claiton Roque Fischer Ederson Ferreira Dancosky Eduardo Da Cunha Alexandre Paula Dalbello Wendel Leandro Braz PLANO DE NEGÓCIOS Curitiba 2012 Sumário 1 SUMÁRIO EXECUTIV 21 NTRODUÇA05 OF34 p 30PORTUNlDADE DE NEGOCIO 6 3. 1 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIOS 3. 2 OS SERVIÇOS PRESTADOS 6 3. 3 DIAGRAMA DOS SERVIÇOS 7 3. 4 OPORTUNIDADE DO MERCADO 7 3. 5 PROPOSTA DE VALOR 9 3. 6 VANTAGENS COMPETITIVAS 10 3. 7 MATRIZ SWOTII 3. 8 RESUMO FINANCEIR012 3. EQUIPE DE GESTÃO 12 3. 9. 1 Organograma 12 4PLANO ESTRATÉGICO 14 4. 0 EMPREENDIMENTO 14 4. 2 OS FUNDADORES 14 4. 3 MISSÃO 15 DE MAO-DE-OBRA 38 7. 4 Orçamento de vendas 39 7. 5 FLUXO CAIXA E DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS DO EXERCÍCIO 40 7. 6 INDICADORES FINANCEIROS40 8ANÁLISE DO INVESTIMENTO 42 SUMÁRIO EXECUTIVO Este plano tem por objetivo propor a implementação de empreendimento crematório de animais em Curitiba – Paraná, sob o ponto de vista do negócio, produtos e serviços, mercado, concorrência, gestão de pessoas e projeções financeiras.

O empreendimento tem como negócio principal a prestação de serviços especializado em cremação de carcaças de animais. Além disso, fornecimento de serviços e produtos como traslados de restos mortais de animais, urnas para acondicionamento das cinzas, preparação e cerimonial para ritual de despedida. Considerando que em Curitiba e região metropolitana morrem entre 25 mil a 37 mil animais de estimação por ano, dos quais 10% já procuram pelo serviço de cremação. E há uma perspectiva de crescimento considerável previsto para os próximos anos de 10% a. . , em virtude da mudança de cultura e aumento de renda dos proprietários de animais de estimação. Neste contexto entende-se como oportuno a criação de um egócio com a finalidade de prestar serviço de destinação digna, ecologicamente correta, segura e economicamente viável aos corpos de animais domésticos. Os produtos e serviços prestados visam atender uma necessidade dos proprietários de animais de estimação que não possuem meios adequados para destinação destes animais após o óbito.

O valor do negócio estará baseado nos serviços considerando as seguintes orientações: Cremação atendendo às normas regulamentadoras e respeitando a preservação ambiental; Alternativa para descarte forma menos nobre 2 34 e respeitando a preservação ambiental; Alternativa para descarte de animais de forma menos nobre e com custo acessível (cremação coletiva); Atendimento completo com foco no suporte às famílias enlutadas (busca do animal, cremação e entrega do resíduo na urna); Divulgação e marketing direta do negócio em pet shops e clinicas veterinária.

Na região alvo em que a empresa irá atuar existe apenas dois crematórios, e mais voltado ao atendimento tradicional de incineração de animais. Os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por famílias enlutadas que optam no momento da perda do companheiro querido, ou de forma antecipada, pela remação como alternativa moderna e ambientalmente mais correta que outros métodos não muito claros de descarte de carcaças de animais mortos.

O atendimento ao cliente será personalizado, onde serão oferecidos os serviços prestados, de forma direta ou através de propagandas em clinicas veterinárias. Serão apresentados pacotes padrões que mixem: serviço de cremação, acondicionamento em urna, transporte do animal e locação de capela velatórias. Além disso, o cliente será orientado de todos os procedimentos burocráticos junto a hospitais, clínicas e documentação ecessária junto aos órgãos de saúde pública.

O empreendimento estabelecerá um plano de serdiços no qual estarão contempladas todas as necessidades e preferências do cliente, assim como um cronograma de execução dos atendimentos e de entrega da urna. O investimento necessário será da ordem de R$ 750 mil, tendo como foco principal a aquisição de terreno na região metropolitana de Curitiba, obras civis, importação de forno, aquisição de 01 veiculo entre 34 região metropolitana de Curitiba, obras civis, importação de forno, aquisição de OI veiculo entre outras necessidades de bens serviços.

Os preços dos produtos e serviços oferecidos serão posicionados levemente abaixo dos preços de mercado e considerando custos (fixo + variável) estimados em R$ 39 mil reais por mês, é possível alcançarmos o ponto de equilíbrio com uma factível venda mensal de produtos (38 cremações individuais, 6,2 toneladas de carcaça em cremações coletivas, 35 transportes e venda de 15 urnas). INTRODUÇAO A relação entre a humanidade e seus bichos de estimação é muito antiga.

Há indícios que foi iniciada entre 25 000 e 50 000 anos atrás com finalidade apenas utilitária. Aos cachorros cabia ? função de proteger as aldeias, auxiliar na caça e pastorear. O extermínio de ratos e outras pragas eram tarefas dos gatos. Acredita-se que naquela época já existia uma relação afetiva entre donos e animais. Ao longo dos séculos, os laços de afeto entre pessoas e seus bichos de estimação se tornaram mais intensos.

Na atualidade há um crescimento exponencial dos animais domésticos, principalmente em grandes centros, muitos são os fatores motivadores, como: aumento do poder aquisitivo, expansão demográfica, redução do número de pessoas por famílias, o animal de estimação passou a ser considerado um ntegrante da família, muitos donos destes animais consideram que eles precisam de cuidados específicos, a prova disto é o crescimento do faturamento do mercado Pet, 11 bilhões de reais em 2010, 15% superior ao ano de 2009 e aproximadamente 7% inferior ao faturamento esperado para 2011.

O que fazer quando o animal de estimação morre? Este Plano de Negócio tem a pretensão 4 34 para 2011. O que fazer quando o animal de estimação morre? Este Plano de Negócio tem a pretensão de oferecer serviços aos donos de animais de estimação, da cidade de Curitiba-Pr e região metropolitana, neste difícil momento de perda. OPORTUNIDADE DE NEGOCIO 1. 1 DESCRIÇAO DO NEGOCIO Com um cão para cada quatro habitantes, a população canina de Curitiba é estimada em 457 mil animais.

Destes, 45% são cachorros sem donos ou sem domiciliados (animais que tem donos, mas que ficam soltos na rua). As informações são do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente existem trezentos mil animais de estimação na região metropolitana de Curitiba, com expectativa de crescimento considerável. Cães e gatos de estimação vivem entre 8 e 12 anos, ou seja, em Curitiba e região metropolitana morrem entre 25 mil e 37 il animais de estimação por ano.

Em grande parte dos casos existentes o relacionamento entre pet e dono se torna tao afetivo quanto o relacionamento pais e filhos – isso os leva a querem uma solução digna para este ente querido. Neste contexto entende-se como oportuno a criação de um negócio com a finalidade de prestar serviço de destinação digna, ecologicamente correta, segura e economicamente viável aos corpos de animais domésticos. Sabe-se que clínicas veterinárias, pet shop têm dificuldade de manusear este tipo de material, por nao ser o foco do serviço deles e não possuírem estrutura para isto.

Outra alternativa sena acionar a Prefeitura, porém é comum atraso no atendimento além da falta de “humanização” no serviço, o corpo do animal após desinfecção é triturado, e na sequência destinado a um aterro particular. O sucesso do O sucesso do produto está baseado, exatamente e principalmente, na falta de humanização e personalização de serviços prestados por petshop e prefeitura hoje em dia. 1. OS SERVIÇOS PRESTADOS A base de serviços a serem prestados será: Coleta de animais – comodidade / necessidade Cremação coletiva — baixo custo Cremação individual – exclusividade Memorial digital – personalização 1. 3 DIAGRAMA DOS SERVIÇOS 1 – Um serviço de busca recolhe o animal morto em casa. 2 – O animal é armazenado em uma câmara fria e o dono agenda a cremação. 3- É realizado um cerimonial de despedida (opcional). 4 – O animal é levado ao forno crematório, com temperatura que varia entre 600 graus C e 1 . 100 graus C.

O procedimento dura pouco mais de 2 horas. 5 – Assim que esfriam os ossos e dentes passam por um processo de trituração, pois não queimam com o restante do corpo. 6 – Todas as cinzas são colocadas em um saco plástico lacrado e mbaladas em um tecido de maior proteção. 7 – Depois, são depositadas em uma urna, que pode ser deixada em uma espécie de cemitério vertical no próprio estabelecimento ou ser levada para casa. Pretende-se desta forma cobrir por completo a necessidade dos clientes ofertando-se os serviços de maneira individual ou em pacotes.

Além disso, como dito anteriormente, hoje existem aproximadamente trezentos mil animais de estimação na Grande Curitiba e é forte a mudança de cultura no que diz respeito ? destinação ambientalmente correta somado ao apelo emocional que o tema tem frente ao de uma forma geral. 6 T 34 em frente aos proprietários de uma forma geral. 1. 4 OPORTUNIDADE DO MERCADO Concorrentes: Este mercado é disputado por empresas prestadoras de serviço de cremação em número crescente no país, porém basicamente mais desenvolvido nos estados do sul do país e em parte do sudeste.

Na região alvo em que a empresa irá atuar existe apenas um crematório, e mais voltado ao atendimento tradicional de incineração de animais. No caso, a idéia principal é deter o controle maior do processo, seus custos e resultados. Os envolvidos acreditam no sucesso do novo empreendimento pela própria solicitação diuturna de seus lientes e amigos, propondo-se, portanto, a prestar serviços de melhor qualidade, mais atuante e reconfortante para às “famílias” dos animais de estimação, como vem tradicionalmente sendo feito pelos principais players do mercado mundial.

Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por famílias enlutadas que optam no momento da perda do companheiro querido, ou de forma antecipada, pela cremação como alternativa moderna e ambientalmente mais correta que outros métodos não muito claros de descarte de carcaças de animais mortos. Fornecedores: os fornecedores são, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para fornos crematórios, em geral importados, e fabricantes de urnas cinerárias, também importadas ou adquiridas no mercado nacional. or outro lado, pode-se também considerar as famílias de certa forma, como fornecedora do elemento principal para se realizar a prestação do serviço, os animais de estimação acometidos de óbito. Mensuração da demanda: a demanda é latente, todas as pesquisas de mercado realizadas no óbito. pesquisas de mercado realizadas no país representam respostas positivas da comunidade da ordem de 80% a 95%.

Na realidade, história recente do mercado regional tem apresentado taxas de aceitação da ordem de 9% a considerando os estados do sul do país e como média nacional em torno de 3%, mas com tendência de crescimento mês a mês. Segmento especifico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, o novo empreendimento pretende oferecer seus serviços às famílias enlutadas que buscarem seu grupo de parceiros prestadores de serviço, a saber, os hospitais e clínicas veterinárias, as Pet Shops conveniadas e diretamente ao crematório. or ser um serviço ainda exclusivo na região e praticamente pouco desenvolvido no estado, como estratégia dicional deverá ser desenvolvida a estruturação de uma rede mais ampla de hosp tais, clínicas e Pet Shops, inicialmente na região metropolitana, depois a todo estado e até estendida para outros estados ou ao exterior, com objetivo de atender a demanda oriunda das fam[lias enlutadas. Empreendimento que por seu sucesso pode ser replicado na região central, sul, oeste e litoral do estado.

Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em franca ascensão; até 1996, por mais de 20 anos anteriores, os crematórios públicos existentes de São Paulo e do Rio de Janeiro atendiam a uma demanda inercial. Com a entrada no mercado nacional dos novos crematórios privados, com outro posicionamento estratégico de mercado, as taxas têm crescido de valores inexpressivos na época, para patamares de 9% a 10%, segundo o SINCEP (Sindicato Nacional dos Cemitérios e Crematórios Part para patamares de 9% a 10%, segundo o SINCEP (Sindicato Nacional dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil).

Lucratividade: a lucratividade desse mercado tem sido alta em função de poucos fornecedores desse tipo de serviço e da demanda crescente, o que tem determinado um Mark- up também elevado. O empreendedor já está prospectando o nteresse por esse tipo de serviço junto aos hospitais e clínicas veterinárias e Pet Shops da região, tornando-os empresas conveniadas parceiras, o que permitirá um volume iminente de negócios bastante satisfatório.

Quanto ao público alvo, não existe limitação no atendimento a toda a sociedade, com diversos níveis de serviço, porém, existe o foco do negócio sendo os proprietários de animais de estimação da região metropolitana de Curitiba, a partir de 20 anos de idade das classes A, B e C. 1. 5 PROPOSTA DE VALOR O valor do negócio estará baseado nos serviços descritos acima considerando as seguintes orientações: Compreender os problemas e necessidades dos clientes; Antecipar-se e entregar mais do que o esperado Flexibilidade solução; Cultivar a relação com o cliente; Gama de produtos.

Salvo exceções orientadas pela necessidade evidente do cliente, os serviços não deverão ser considerados commodities ou padrão. Atenderemos todos os proprietários de animais de estimação. Além disso, também daremos foco às instituições deficientes deste tipo de serviço estabelecendo uma parceria no fornecimento de serviço. Estas instituições podem ser: clinicas e hospitais veterinários, lojas pet shop, canis, zoológicos e órgãos úblicos que buscam alternativas sustentáveis para descarte dos corpos de animais. para o desenvolvimento do negóci buscam alternativas sustentáveis para descarte dos corpos de arnmals.

Para o desenvolvimento do negócio proposto será necessário a aquisição de ativos e competências conforme abaixo: Instalações adequadas atendendo às normas ambientais e de segurança sejam elas municipais, estaduais ou federais; Técnicas de cremação de orgânicos; Conhecimento da dinâmica do mercado veterinário; Estabelecimento de parcerias com clinicas e hospitais veterinários, lojas pet shop, canis, zoológicos e órgãos públicos ue buscam alternativas sustentáveis para descarte dos corpos de animais; Contratação e capacitação de profissionais leigos.

A equipe responsável pelo projeto é constituída por profissionais competentes com sólida bagagem em áreas distintas que trará ao negócio uma dinâmica arejada e com alto poder de questionamento à paradigmas característicos do mercado. 1. 6 VANTAGENS COMPETITIVAS A empresa atende o nicho de cremação de animais de estimação, pois alia tecnologia do processo e atendimento personalizado, possibilitando que os clientes possam dar um destino cologicamente correto e possam se guardar uma recordação do animal.

A equipe formada por seus funcionários e consultores especializados, confere a empresa competências essenciais sustentáveis, pois alia o conhecimento administrativo e tecnológico focado na área de cremação de pets, o que possibilita a empresa a prestar serviços de extrema qualidade para este publico. Os principais diferenciais da empresa: Conhecimento dos processos que envolvem o processo de cremação e destinação de resíduos; Oferecimento de pacotes de serviço que englobam desde a busca do animal no domicílio até a entrega das cinzas em local 0 DF 34

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *