Tempos de crise e recessão

a procura não só de que reaja rapidamen verdadeiras atribuiçõ e profissional essa org O administrador Tempos de crise e recessão Premium By karinaeigor I anpenp 08, 2012 3 pages ntroduçao O ambiente empresarial é extremamente dinâmico, instável e muitas vezes imprevisível. O mundo globalizado desencadeou um processo de transformação das organizações, que se viram obrigadas a se adequarem aos novos tempos. Tempos esses, caracterizados pela velocidade que novas informações surgem e onde a atualização dos conhecimentos é imprescindível.

Atualmente, o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais marcado pela competitividade, incerteza e principalmente pelas mudanças. Baseadas nestes fatos, as organizações, estão Swtp view nent page to vien OF3 r, mas de alguém ecisam saber as suas de forma sadia e btenha o máximo de resultados, suprindo as expectativas da empresa e ajudando a mesma a se adaptar à nova realidade do mercado, buscando novas oportunidades e alternativas para vencer a concorrência e tornar seu trabalho lucrativo.

Em um contexto global, o administrador precisa estar sempre atualizado e ter onhecimento técnico em áreas como, Economia, Contabilidade, Política, entre outros. Manter um aperfeiçoamento contínuo, estar atento ao mercado, percebendo o que fazem os concorrentes, avaliando e revisando as metas e os objetivos, são estratégias eficazes para transformar em oportunidades aquilo que pode ser um problema para os seus concorrentes. Em tempos de crise e incertezas, on onde o sucesso do passado não garante o sucesso no futuro, o profissional precisa de criatividade e flexibilidade para gerir recursos financeiros, materiais e humanos.

O papel do líder nesses momentos conturbados é undamental, ele tem a obrigação de passar segurança e confiança aos demais. Administrar com sucesso esses períodos pode ser um desafio para os líderes, mas também pode ser uma oportunidade para alcançar mais mercados e superar a concorrencia. O primeiro passo é identificar o tipo de crise que a organização enfrenta, dando início assim ao processo de reorganização e planejamento das novas estratégias.

Saber o motivo da crise e entende-lo permite que o administrador tenha mais segurança e direcione seu trabalho ao caminho mais rápido para a solução dos problemas. ? preciso ter sensibilidade e boa percepção da mudança ocorrida, dos acontecimentos internos e externos e saber onde quer chegar. O administrador precisa ser honesto com os funcionários e com clareza e dinamismo expor os problemas, seus possíveis riscos e mostrar que as mudanças têm propósito e direção. Todos devem ser envolvidos, uma vez que todos os setores abalam- se com crises internas, portanto, a colaboração em massa é essencial.

Com seus conhecimentos técnicos de uma administração profissional, o gestor leva para seu ambiente de trabalho as erramentas necessárias para, junto com a prática obtida no cotidiano, lidar com todas as situações previsíveis ou não, identificando oportunidades e ameaças, visando tornar o ambiente empresarial seguro, tranquilo e motivador. Momentos turbulentos fazem pa tornar o ambiente empresarial seguro, tranquilo e motivador. Momentos turbulentos fazem parte da vida de qualquer empresa.

Tanto em crises, como em momentos de êxito e ascensão, o foco é direcionado para a Administração. O administrador deixou de ter o papel de apenas exercer as atividades de planejar, organizar, executar e acompanhar. Atualmente, ele precisa estar disposto a correr riscos, fazer escolhas, tomar decisões, ter uma boa visão do sistema e do ambiente no qual a empresa está inserida, adaptar-se a todas as circunstâncias, estar sempre uma passo à frente a fim de prever conflitos e boas oportunidades, com criatividade, sensibilidade e visão.

Deve antecipar-se aos fatos, estando sempre aberto às novas informações e atualizando sempre os conhecimentos. Não seria exagero dizer que em alguns momentos as organizações estão a procura de um “salvador”, alguém que em pouco tempo e com poucos recursos reorganize a estrutura da mpresa e obtenha resultados satisfatórios que levem ao sucesso no mercado e afaste a crise.

Além de sua formação técnica em sua área, é preciso estar sempre atualizado em aspectos políticos, sociais, econômicos, ambientais, entre outros. A administração é uma ciência em constante evolução, portanto, o administrador deve estar consciente de todas as transformações pelas quais passam o mercado de trabalho e sua profissão e manter-se na condição de eterno aprendiz, capaz de se adequar rapidamente às mudanças e levar seu aprendizado para o ambiente de trabalho. 3

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *