Memorial descritivo eletrico

1. Introdução O memorial descrito apresentado para este projeto tem como objetivo especificar detalhes construtivos para execução do projeto elétrico, descrevendo materiais a serem utilizados e esclarecendo as dúvidas que poderão surgir com o decorrer da instalação. 2. Instalação A instalação elétrica deverá ser de acordo com as normas da ABNT e recomendações do Regulamento de Instalações Consumidoras de Baixa Tensão da CEEE (RIC-BT) Toda e qualquer deverá ser feita medi projeto.

As alteraçõe Instalações Elétricas OF4 nte a execução s responsáveis pelo • seguir a Norma para Swipe lo view nextp O e 10497. 3. Entrada de Energia A alimentação de energia será a partir do poste de distribuição da concessionária que estará ligado ao poste particular da residência. O ramal de entrada de energia será aéreo, obedecendo as normas do RIC-BT. 4. Quadro Medidor O quadro medidor deverá possuir as dimensões de 53,3 x 28,3 x 8,0 cm e será do tipo Caixa de Policarbonato. Também deverá atender as exigências da concessionária. A sua localização está especificada no projeto. rojeto. 2. Aterramento O aterramento será realizado através de uma haste de cobre com 2m de comprimento e 10mm de diâmetro, ligado ao quadro medidor através do condutor de proteção cuja bitola é de 10mm2. Haverá uma caixa de inspeção localizada no chão abaixo do quadro medidor. 5. Distribuiçao Elétrica A distribuição começará pelo percurso do quadro medidor ao quadro de distribuição, a partir dai serão ramificados os diversos circuitos conforme o projeto. O circuito de iluminação possuirá um fio fase e outro neutro. Já os circuitos de força possuirão um fio terra, um fase e um neutro.

As respectivas bitolas dos fios estão especificadas no quadro de carga do projeto. 6. Quadro de Distribuição O quadro medidor deverá ser de chapa metálica, com espaço para 7 disjuntores ( 1 para cada circuito) e possuirá barramento de cobre e será da marca Cemar. indicadas no projeto. 2. Alvenaria Para colocação dos elétrodutos nas alvenarias, deverá ser feito rasgos no local onde há interruptores e tomadas. Após deverá ser colocado os elétrodutos que serão fixados com pregos e arames e depois chumbados com argamassa. 8. Caixas 4″ x 4″ com fundo móvel

As caixas 4″x4″ com fundo móvel em pvc da marca tigre, serão colocados nos pontos de luz, conforme o projeto. Estas caixas deverão ser embutidas na laje, e serão fixadas com pregos na forma e colocadas todos os elétrodutos que chegam a ela. Para evitar a entrada de concreto na caixa deverá ser preenchida com serragem molhada ou jornal molhado, e lodo após será colocado o fundo móvel da caixa. 9. Caixas 4″ x 2″ Os interruptos e tomadas deverão ser fixados nas caixas 4″ x 2″ em pvc da marca Tigre. Estas caixas deverão ser embutidas na parede e fixadas com argamassa.

Elas deverão estar no nível e no prumo para perfeito acabamento. 10. Interruptores Os interruptores serão fixados nas caixas 4″ x 2″ que estarão embutidas nas paredes. Eles serão da marca Siemens , modelo Ilus, conforme o tipo especificado no projeto. 11. Tomadas As tomadas serão nas caixas 4″ x 2″ que estarão embutidas nas paredes. Elas serão da ns, modelo Ilus e todas 3 Ilus e todas serão aterradas conforme o projeto. 12. Condutores Os condutores responsáveis pelo transporte elétrico têm suas seções indicadas no projeto, sendo fios rígidos, antichama e da arca Pirelli.

Os fios não deverão possuir emendas, a não ser nas caixas de passagem. Os condutores deverão obedecer ao código de cores da NBR 5410, ou seja, fase (preto), neutro (azul), retorno (branco) e terra (verde). 13. Enfiação A enfiação dos condutores será feita com ajuda de um guia (fita). Uma das extremidades do guia é introduzida no ponto inicial do elétroduto até chegar ao ponto final do respectivo trecho. Depois a extremidade inicial é puxada por um funcionário e a extremidade final é empurrada por outro, juntamente com os condutores.

Deverá ser passada uma parafina nos condutores para facilitar sua introdução no elétroduto. 14. Iluminação Serão utilizadas lâmpadas incandescente de 60w e 1 OOw / 220v da marca Philipis. 15. Considerações Finais As instalações elétricas deverão ser executadas em estrita observância as disposições dos respectivos projetos, a fim de ser obter uma perfeita execução. Nenhuma alteração poderá ser feita no projeto, especificações dos materiais e serviços sem prévia aprovação, por escrito, do res onsável técnico do projeto. 4DF4

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *