Século xix

SÉCULO XIX “O século XIX iniciou um grande processo de transformação. Foi o começo da substituição da sociedade agrícola,dominante por milhares de anos,pela sociedade urbana industrializada e tecnocrata que,como relâmpago,se espalhou pelo mundo,para o bem ou para o mal. ” (Geoffrey Parker) O século XIX foi profundamente complexo e rico em mudanças históricas. A Revolução Francesa forjou a ideia do Estado Liberal e do controle político pela burguesia. A Revolução Industrial consolidou o capitalismo em sua perspectiva e contraditórias entre OF4 riquezas às custas do aba, : , ndustrialização deix proletariado.

Os arte lações uesia acumulava larada. A ca para o arruinados pelo novo modelo de produção. O regime de trabalho na fábrica obrigava jornadas desumanas (16 a 1 7 horas/dias). Salários baixos,rígida disciplina,inexistência de leis trabalhistas. hhhhhAs ideologias e as correntes do pensamento econômico,político,social e filosófico estão diretamente relacionadas às consequências da industrialização e do capitalismo. São eles:Liberalismo,Ludismo,Cartismo,Socialismo Utópico,Socialismo Científico,Anarquismo e Catolicismo Social.

Liberalismo rrrrrrrrO Liberalismo corresponde à corrente econômica e política da burguesia no seu processo de ascensão e combate às instituições absolutistas e mercantilistas. As ideias básicas da doutrina liberal:combate ao absolutismo e totalitarismo e defesa da democracia liberal,defesa da propriedade privada dos meios de produção,crença na existência de leis naturais que regulam a economia:oferta e procura,livre iniciativa e livre concorrência,livre cambismo e liberdade de contrato. Ttttt eeeeeOs principais teóricos do liberalismo são: ??Adam Smith: é o principal teórico do liberalismo econômico.

Em sua obra,”A Riqueza das Nações”, Smith defendeu a liberdade econômica e combate ao intervencionismo estatal e as praticas mercantilistas afirmando que a economia possui leis naturais e que o trabalho em geral e o acumulo de capital são as reais fontes geradoras de riquezas. •Thomas Malthus: escreveu o livro”Ensaios Sobre a População” onde justifica a miséria sob a argumentação de que o crescimento da população ocorre em um ritmo mais acelerado que o da produção dos bens de subsistência. ???David Ricardo: na sua obra “Princípios de Economia Politica e Tributária” afirmava que as fontes de renda são proveniente do uso da terra,produto da remuneração do trabalho(salário) e resultado da remuneração do capital(lucro). Elaborou a Teoria do Valor do rabalho afirmando que o preço das mercadorias é igual às horas consumidas na produção. •Studart Mill:autor de “Princípios de Economia Política” em que apesar de não romper com a economia clássica,manifesta preocupações sociais,defende a justiça social e o cooperativismo busca a conciliação do Individualismo burguês com o intervencionismo estatal.

Ludismo ttt ttttO movimento ludista surgiu na Inglaterra no inicio do século XIX. Em 181 2,1iderados por Nedd Ludd,trabalhadores quebram maquinas têxtil,identificadas como responsáveis pela miséria e desemprego dos trabalhadores. o Ludismo expressa,portanto,a sabotagem e destruição de máquinas e assinala o início das lutas operárias contra a exploração do capital. Cartismo fffftfO Cartismo surgiu na Inglaterra a partir de 1830. 0s trabalhadores organizados na “Associação de Proletários” ublicaram em 1837 a “Carta do Povo” reivindicando benefícios trabalhistas e eleitorais. s cartistas buscavam voto universal secreto e masculino,remuneração parlamentar na câmara dos comuns,renovação anual do Parlamento e diminuição da jornada de trabalho. A pressão popular dos cartistas era feita através de greves,comícios e passeatas. Socialismo Utópico yhyyypregavam a reforma social,o socialismo como um ideal a ser construído através da compreensão e da boa vontade dos homens. principais representantes são: •Louis Blanc: defendia a criação de “oficinas nacionais”,proporcionando rabalho aos cidadãos,democracia e melhoria moral e intelectual. ??Saint Simon:defendia a livre empresa e o lucro captalista contanto que vinculado a responsabilidades sociais. •Robert Owen: concedeu aumentos salariais,diminuiçào da jornada de trabalho,criou escolas e creches em New Lamarck. 3 •Charles Fourier:autor do livro”O Novo Mundo Industrial” defendia a formação dos falanstérios,associações socialistas agrícolas e industriais,que provocaria o avanço do socialismo. •Pierre Proudhon: Defende a organização da sociedade sem o ontrole de nenhuma autoridade Imposta, baseada no auxilio mútuo entre as pessoas na esfera da produção e do consumo, com a criação de pequenas associações.

Socialismo Científico ffffflniciou-se no século XIX, por Karl Marx e Friedrich Engels, o qual foi chamado de socialismo marxista. Os marxistas acreditam que a luta de classes é o “motor da história” e que o capitalismo é baseado na exploração dos trabalhadores e que tende a ser superado pela Revolução Socialista que implantará a Ditadura do Proletariado. com a estatização e planificação da economia. Anarquismo ddDoutrina baseada nas ideias de Bakunin,Malatesta e Kropotikin. rega a destruição de toda forma de a propriedade privada,o Estado e o capitalismo. Defendem a construção de uma sociedade libertária,sem explorados e nem exploradores. Catolicismo Social jjjjgaseado na Encíclica Rerum Novarum lançada pelo Papa Leão XIII em 1891 . Resgata as ideias de Aristóteles e São Tomás de Aquino. Combate tanto o socialismo marxista quanto o liberalismo econômico e defende um Estado Social,reformas sociais que beneficiem os trabalhadores,propriedade privada nos limites da função social. 4DF4

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *