Behaviorismo

Análise do filme Laranja Mecânica O filme Laranja Mecânica conta a história de um rapaz o Alex, líder de um grupo de delinquentes, usuários de drogas que saiam todas as noites praticando atos de violência e acabou sendo preso. Lá no presídio ficou sabendo que estava sendo desenvolvido o Tratamento de Ludovico, com a finalidade de recuperação de presos. E conseguiu ser o “cobaia”.

Nesse tratamento o rapaz é submetido a um condicionamento, onde ele tem que assistir uma serie de filmes, mas antes é injetado nele um remédio que provoca náuseas. Assim ele associa o mal-estar ? foi condicionado a re stímulos de violênci Esse tratamento Lud condicionamento feit OF2 p nos filmes. Ele seas a quaisquer de Nesse condicionamento o estimulo incondicionado (medicamento) causa uma reação incondicionada (náusea).

Esse estímulo incondiciona Sv. ‘ipe to View next page incondicionado na presença frequente de um estimulo neutro (violência) causa uma reação condicionada (náusea) logo o estímulo neutro passa a ser estímulo condicionado e quando ele é apresentado ao Alex, mesmo na ausência do estímulo incondicionado causa a mesma reação (náusea) chamada agora de reação condicionada.

Alex sofreu um processo que visava a eliminação de sua conduta violenta, podemos relacionar também com as teorias de reforço feitas por Skinner, nesse caso de reforço negativo que consiste em aumentar a frequencia de um comportamento desejado e diminuir ou acabar com um comportamento indesejado. Pois o Alex vincula seu sofrimento físico a atos de violência, ou seja seu comportamento é moldado com a finalidade de que ele se comporte de forma nornal, eliminando a violência. Nesse caso a náusea seria o reforço negativo, pois ela acontece na presença de atos violentos com o intuito de fazer com que eles desapareçam.

Leave a Reply:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *