Case dell

Análise Case Dell: 1-) Analisando as considerações gerais feitas sobre a empresa Dell, fabricante mundial de hardwares, pode-se observar alguns pontos positivos e negativos quanto a comunicação empresarial. Primeiramente vale ressaltar o grande número de funcionários envolvidos na área de comunicação empresarial da Dell. A vice-presidente de comunicação da empresa anteriormente trabalhava com grupos bem menores que os 120 funcionários designados para a sua érea de atuação. Além de manter um grande numero de funcionários e formalizar a importância da área de comunicação, Michael Dell,

S -p next page to page o fundador da empre hierarquias não atrap OFY empresarial. Ao man re:_ e passiveis de transit se tornar extremame ganograma e as e comunicação ias pouco rígidas presa pode- te. Os n[veis hierárquicos, portanto, não são barreiras ao processo de trocas de informações. Outro ponto de vantagem é no uso do email como ferramenta quase que exclusiva de comunicação interna. Pelo seu caráter rápido, pratico e enxuto a troca de informações na Dell avançou do telefone para o computador. Isso também auxiliou na redução da necessidade de inúmeras reuniões com objetivos de olucionar problemas pontuais.

Alguns pontos negativos da comunicação empresari empresarial da Dell é a necessidade de estar em contato com inúmeras empresas de relações públicas. Mesmo com seu staff grande na área, a Dell conta com fornecedores de comunicação, os quais representam inúmeras opiniões diferentes quanto a como lidar com diversos públicos. Outro ponto figura dentro da estratégia empresarial. A comunicação empresarial se diverge as vezes da estratégia ditada pela empresa nos vários parses sede. Ou seja, nao existe uma certa homogeneidade de discursos nos mercados globais que a mpresa atual.

Isso dificulta posteriormente a concretização da identidade da empresa, principalmente em épocas de crise como no caso de 2002. 2-) O problema evidenciado tange exatamente a comunicação com fornecedores e diferentes públicos-alvo localizados em outros mercados fora os norte-americanos. A critica da Sony a Dell denota o pouco esforço de comunicação e gerenciamento do relacionamento com esses parceiros estratégicos. Além disso, outro desafio a vice-presidente será gerir os vários grupos de comunicação em diferentes mercados globais.

Manter o discurso afinado com seus clientes-parceiros torna-se vital para qualquer empresa. Uma vez que seu próprio parceiro critica a atuação de uma empresa colega, isso pode ser mau visto aos olhos do público e quem sabe manchar a imagem da empresa. Para tal fato não ocorrer faz-se necessário uma comunicação intensa com esses parceiros, tentando entender suas r necessário uma comunicação Intensa com esses parceiros, tentando entender suas requisições e evitando qualquer mau entendimento em ambas as partes.

O grupo de comunicação da Dell deveria se mantiver afinado com eu parceiro comercial, no caso Sony, discutindo sobre possíveis melhorias no produto requisitadas pelo segundo. Além disso, o grupo deve alinhar à uma mesma identidade nos mercados no qual atua com o objetivo dos clientes terem a imagem da empresa mais homogeneizada. 3-) A comunicação empresarial poderia impulsionar a concretização das metas da estratégia empresarial de duas formas. A primeira é auxiliando no processo de vinculo com o público-alvo, seja ele consumidor, investidor ou parceiros comerciais.

A comunicação entrega a esses atores comerciais uma dentidade definida por uma missão e objetivos para tentar captar a atenção desses. Com a atenção e observação esse publico criará uma imagem positiva ou negativa que repercutirá nas vendas da empresa e na atração pelos seus produtos. Outro ponto que a comunicação auxilia a estratégia está no conhecimento, a partir de vínculos comunicativos, das requisições e interesses que determinados grupos poderiam ter. Esses podem ser modificados e acoplados aos produtos e serviços da empresa, o qual facilitaria no futuro a absorção e aumentaria a atratividade por estes. 3